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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
ANÁLISE DO DESEMPENHO DE UM VÍDEO EDUCATIVO SOBRE O USO DO PESSÁRIO VAGINAL NA PLATAFORMA YOUTUBE.
Relatoria:
Larissa Maia Teixeira Melo
Autores:
  • Dahayny Bessa Morais
  • Camila Teixeira Moreira Vasconcelos
  • Mônica Oliveira Batista Oriá
  • Karine de Castro Bezerra
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: O pessário é um dispositivo de silicone utilizado como tratamento conservador para o tratamento do prolapso de órgãos pélvicos, que é uma condição comum em multíparas, principalmente no período da menopausa. No período de 2014-2016 foi construído e validado um vídeo educativo para estimular a adesão das mulheres ao uso do pessário. Esse vídeo foi disponibilizado na plataforma youtube em 2017 como forma de tornar o conhecimento acerca do assunto acessível a quem interessasse. Objetivo: Analisar e descrever os dados referentes ao desempenho do vídeo por meio das ferramentas disponibilizadas pela plataforma YouTube. Metodologia: Estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta Youtube Analytics, disponível na própria plataforma do YouTube. A população do estudo foi composta pelos internautas que, de alguma forma acessaram o vídeo. O período de coleta de dados foi durante o mês de abril de 2024, e o período selecionado para análise foi de abril de 2017 a abril de 2024. Resultados: A versão completa do vídeo “Vamos testar o pessário?” conta atualmente com 1,1 mil curtidas, 223 comentários e 2652 compartilhamentos. A partir de 2018, o vídeo teve muitos acessos, que foram gradativamente caindo, até atingir um platô em 2020, que se mantém estável nos anos subsequentes. Dentre as métricas de engajamentos (curtidas e comentários), estas mostram a satisfação dos internautas com o conteúdo assistido; quanto aos comentários presentes na plataforma, muitos são de mulheres pedindo ajuda para ter acesso ao dispositivo, seguidas de dúvidas sobre seu uso e manutenção, além de agradecimentos pela iniciativa. Quanto a ferramenta de compartilhamento, obteve um número significativo principalmente pelo compartilhamento via WhatsApp, o que mostra que os internautas como agentes promotores de saúde. Conclusão: A partir dos resultados, percebeu-se que a estratégia de utilização do vídeo foi assertiva para difundir o pessário enquanto opção terapêutica. O estudo proporcionou a identificação de potencialidades como o número explosivo de acessos mesmo ao longo dos anos, mantendo-se como um assunto de interesse das pessoas.