LogoCofen
Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
CONTRIBUIÇÕES DA SIMULAÇÃO CLÍNICA NO ENSINO DE SEGURANÇA DO PACIENTE COM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
LUCAS RIBEIRO ARAUJO
Autores:
  • José Augusto Valentim de Oliveira
  • Érica Magalí Coelho de Queiroz
  • Jessica de Souza Oliveira
  • Luanda de Santana Santos Queiroz
  • Francisco Mayron Morais Soares
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A simulação clínica é uma técnica pedagógica cujo principal foco é o desenvolvimento de competências dos alunos, principalmente no contexto da segurança do paciente. Devido às inúmeras complicações e a percepção da segurança do paciente como a melhoria da qualidade do atendimento e a redução a um mínimo aceitável de danos ao paciente, a utilização de técnicas de ensino contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas e não técnicas. Objetivo: Evidenciar na literatura os benefícios do uso de simulações clínicas no ensino de segurança do paciente para estudantes de enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura realizada nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), realizada entre maio e junho de 2024. Os descritores utilizados foram: Treinamento por Simulação, Enfermagem, e Segurança do Paciente. Foram encontrados 54 artigos científicos publicados entre 2019 e 2024, seguindo com a exportação para a plataforma Rayyan. A partir dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, chegou-se a 6 artigos. Resultados: Os principais benefícios da prática de simulação clínica com estudantes de enfermagem incluíram uma capacidade aprimorada para trabalhar em equipe, o que reflete uma maior cooperação e comunicação entre os alunos durante os exercícios simulados. Outro benefício significativo foi o aumento da confiança, com os estudantes relatando sentir-se mais seguros e preparados para enfrentar situações reais após a participação em simulações. A simulação também contribuiu para uma melhor tomada de decisão clínica, permitindo aos estudantes praticarem e refinarem suas habilidades de julgamento em um ambiente controlado. Além disso, a simulação oferece a possibilidade de errar e aprender com os erros, proporcionando um espaço seguro para a prática e o desenvolvimento de competências sem as consequências diretas de um ambiente clínico real. Considerações finais: A simulação clínica pedagógica não apenas aprimora as habilidades técnicas e comportamentais dos estudantes de enfermagem, mas também desempenha um papel crucial na promoção da segurança do paciente. Ao proporcionar um ambiente controlado para a prática e aprendizado, onde os alunos podem cometer erros e aprender com eles sem impacto direto nos pacientes.