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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
PREVENÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS EM QUEIMADURAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA
Relatoria:
Geyssy Nayra de Macêdo Silva
Autores:
  • Sandreane Viana dos Santos
  • Eyshila Marília Almeida Rocha
  • Siriane Jeyse dos Santos Martins
  • Iracema Siqueira da Conceição Neta
  • Leônidas Reis Pinheiro Moura
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Queimaduras são traumas que comprometem a pele ou outros órgãos, sendo decorrentes da exposição a agentes térmicos, químicos, radioativos dentre outros. Anualmente, 300 mil casos afetam crianças, das quais 180 mil não sobrevivem às lesões, tornando-se a quinta causa de mortalidade na infância. OBJETIVO: Relatar a experiência de discente de enfermagem na disseminação de conhecimentos sobre prevenção e procedimentos iniciais de atendimento em casos de queimaduras para estudantes do ensino fundamental na cidade de Aldeias Altas - MA. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência desenvolvido no âmbito das atividades de extensão de um projeto associado à Universidade Estadual do Maranhão. As atividades foram realizadas, entre abril e junho de 2024, em uma escola municipal localizada na cidade de Aldeias Altas- MA, com alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Para a realização das ações, foram utilizados brinquedos educativos, impressões ilustrativas, cartazes informativos, atividades lúdicas com utilização do mascote “Foguinho”, músicas e placas de verdadeiro ou falso. RESULTADOS: As atividades foram executadas duas vezes na semana até a finalização das temáticas. Durante a realização do projeto, observou-se aumento da sensibilização dos alunos acerca dos riscos das queimaduras e maior adoção de práticas preventivas contra acidentes. Os estudantes demonstraram melhoria na capacidade de responder eficazmente em emergências, impactando positivamente a segurança escolar e pessoal. Além disso, notou-se uma significativa elevação no nível de engajamento dos alunos nas atividades educativas propostas, refletindo-se em um maior interesse pelos temas de saúde e segurança. Essa mudança de comportamento foi acompanhada por relatos dos professores sobre a aplicação das medidas preventivas também em ambientes fora da sala de aula, indicando um efeito multiplicador do conhecimento adquirido. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio da realização dessas ações educativas e interativas, foi possível não apenas ampliar o conhecimento dos participantes sobre o tema, mas também capacitá-los a disseminar essas informações em suas comunidades. Essa abordagem sublinha o papel essencial do enfermeiro como educador para promoção da saúde e prevenção de acidentes, demonstrando a eficácia das estratégias educativas na redução de incidentes relacionados à queimaduras.