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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
PARTICIPAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE À CAPACITAÇÃO EM RCP PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Relatoria:
Maria Teresa Alves Vicente
Autores:
  • Karoline Leonel Machado
  • Amária Gabriela Marques Dias
  • João Vitor de Oliveira Silva
  • Kélitta Franciele de Souza Lopes
  • Amanda Porte da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Atividade Curricular de Extensão permite que a tríade ensino-pesquisa-extensão seja contemplada no processo de ensino, revelando-se vital para o desenvolvimento de competências práticas dos estudantes de enfermagem. Este ambiente proporciona ao acadêmico a aplicação e reprodução do conhecimento adquirido em sala de aula de maneira dinâmica e interativa. A educação em saúde acerca do reconhecimento e condução das urgências e emergências para profissionais da saúde é de suma importância para o letramento em saúde da população em geral. Objetivo: Descrever a experiência de discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Ceres-Go (UnU-Ceres), na capacitação de profissionais de saúde frente à RCP em adultos. Método: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por estudantes do 5º período do Curso de Enfermagem da UEG, (UnU-Ceres) em junho/2024. Resultados: Embasados nas aulas teóricas e simulações práticas , os acadêmicos tiveram a oportunidade de consolidar seus conhecimentos sobre RCP em adultos e posteriormente transmiti-los a profissionais da saúde, por meio de uma abordagem teórica e prática utilizando simulações com manequins apropriados para treinamento das compressões cardíacas. Os estudantes avaliaram a atividade como única e inspiradora. E a experiência culminou em um aprendizado recíproco, onde os estudantes aprimoram suas habilidades e os profissionais que receberam o treinamento manifestaram maior preparo em atender uma Parada Cardiorrespiratória (PCR), bem como transmitir as informações necessárias para a população que atendem. Conclusão: A ACE permitiu aos estudantes atuarem como educadores em saúde, permitindo transpassar toda sapiência adquirida durante o decorrer da disciplina e propiciar aptidão em RCP para os profissionais de saúde.