
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
USO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA PRÁTICA PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Géssica Oliveira da Costa
Autores:
- DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO
- ANA ELIZA DA SILVA COSTA
- KAREN LOUISE MEDEIROS DE OLIVEIRA
- LAISE BATISTA DANTAS
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A pesquisa desempenha um papel primordial na formação e na prática dos enfermeiros, sendo um elemento indispensável para o avanço da enfermagem. Promove a adoção de práticas baseadas em evidências para a promoção da saúde e tratamento de doenças, contribuindo significativamente para o desenvolvimento contínuo do conhecimento e aprimoramento das habilidades clínicas dos profissionais.
OBJETIVO: Relatar atividade pedagógica em sala de aula, a partir da socialização de captações da realidade, com enfoque no uso da pesquisa por diferentes enfermeiros
METODOLOGIA: Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, fundamentado a partir de vivências de grupos de alunos de enfermagem, que visitaram enfermeiros em diferentes campos de atuação profissional, disciplina “Investigação em Enfermagem”, 3° período (semestre 2024.1), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó. A socialização ocorreu em sala de aula, após a visita/conversa com enfermeiros gestores, professores (academia), assistencialistas (hospital e atenção básica), empreendedores e pesquisador.
RESULTADOS/DISCUSSÃO: Durante a atividade em sala, cada grupo de aluno apresentou a visão do enfermeiro que visitou, demonstrando uma análise detalhada acerca do impacto da pesquisa em diferentes áreas de atuação na prática do enfermeiro, desde a formação até o exercício profissional atual. Na assistência, evidenciou-se dificuldades significativas para aplicar a pesquisa, dada as exigências diárias implicadas no cuidado direto. Na pesquisa, manifestou preocupação com a escassez de recursos e ausência de incentivo institucional. Enfermeiros gestores hospitalares sublinharam como a pesquisa fundamenta decisões estratégicas e aprimora os serviços de saúde. Na docência, destacou a relevância da pesquisa tanto na prática profissional quanto na educação, capacitando para o uso de evidências científicas, e consequente assistência de qualidade e segura. Por fim, enfermeiros empreendedores enfatizaram seu papel na inovação, na adaptação e necessidades do mercado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: À vista dos saberes obtidos por meio da vivência, ficou clara a necessidade da pesquisa desde a formação acadêmica até a prática profissional, além da importância de integração da pesquisa enquanto processo de trabalho do enfermeiro, independente do cenário de atuação requerido. A atividade enriqueceu o aprendizado dos alunos, dado o deslocamento extramuros.