
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
PET DEBATE - CLIMATOLOGIA; ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NO RIO GRANDE DO SUL
Relatoria:
Felipe da Silva Queiroz
Autores:
- Najla Borges Rosa e Silva
- Clara Feitosa Salles
- Laura Lima Fernandes
- Bruna Maria Rocha Moreira
- Mara Cristina Ribeiro Furlan
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 2: Ética, política e o poder econômico do cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O PET Debate é um projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem. Está em atividade desde 2018 e tem como objetivo promover a integração da comunidade acadêmica, unir estudantes de enfermagem e de vários cursos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas, além de ampliar o conhecimento político, cultural e social dos alunos. Objetivo: Relatar a experiência de um encontro de um projeto de extensão intitulado PET Debate, que aborda temas distintos da Enfermagem por meio de um “debate” que integra diversos acadêmicos de diferentes cursos do câmpus universitário. Metodologia: O debate, realizado em junho de 2024, na UFMS/CPTL, abordou o tema “Climatologia: Estado de Calamidade Pública no Rio Grande do Sul (RS)”, no qual foram aludidos os fatores de causa do evento, controladores atmosféricos, mudanças climáticas, geografia do RS, crise/emergência climática, racismo ambiental e dados sobre o aumento das chuvas na região Sul. A palestra foi conduzida por um professor de geografia com auxílio de petianos organizadores. Resultados: Ao encerramento da palestra, foram registrados 44 participantes, que interagiram com o apresentador a fim de sanar todas as dúvidas remanescentes da palestra. Neste momento, foi notória a integração de acadêmicos de enfermagem e dos demais cursos do câmpus, resultando na socialização entre a comunidade universitária. Além disso, o conhecimento do estado de calamidade no Rio Grande do Sul demonstrou ser de suma importância para a capacitação dos graduandos de enfermagem sobre uma temática distinta da área da saúde, aumentando o entendimento político, cultural, social e geográfico acerca do tema. Conclusão: É evidente a necessidade da integração acadêmica e da ampliação do conhecimento multidisciplinar dos estudantes, proporcionados pelo PET Debate. Desde sua criação em 2018, o projeto tem promovido discussões que envolvem alunos de enfermagem e de outros cursos, abordando temas diversos de explícita relevância para a aprendizagem e formação acadêmica.