
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
QUEIMADURAS ENTRE ADOLESCENTES: EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO
Relatoria:
Nathalia Christina Rubilar da Costa
Autores:
- Bruna da Silva Lyrio
- Gabriela Lima Reis Mourão
- Antonio Vitor da Silva
- Robson Bastos Lourenço
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As queimaduras são lesões ocasionadas pelo fogo, líquidos escaldantes, eletricidade e produtos químicos que podem atingir diversas faixas etárias, inclusive adolescentes. A falta de conhecimento dos jovens sobre os primeiros socorros e medidas preventivas usualmente levam ao agravamento dessas feridas. Portanto, é crucial que os adolescentes aprendam sobre os riscos de queimaduras e os procedimentos de primeiros socorros para evitá-las, visando assim reduzir sua incidência. Objetivo: Relatar a experiência de uma ação educativa com adolescentes sobre a prevenção e primeiros socorros de queimaduras. Método: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado no mês de maio, desenvolvido em uma ONG localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. A atividade foi conduzida no formato de roda de conversa, dividindo os adolescentes em três grupos, cada um recebendo placas com alternativas “A, B e C” para responder um questionário composto por 6 questões acerca das queimaduras e seus tipos de tratamentos. Cada grupo teve 3 minutos para discutir as respostas. Após as respostas dos jovens, surgiram os seguintes questionamentos: Quais são os processos inflamatórios? Quais as diferenças de lesões por calor ou fricção? Qual o motivo de idosos demorarem a se curar de algum machucado? A partir das respostas, os jovens indagavam sobre outros assuntos e os acadêmicos explicavam sobre eles, contribuindo para o saber desse grupo de participantes. Resultados/Discussão: A atividade contou com a participação de 15 jovens com idades entre 7 e 15 anos e teve a duração de 50 minutos. Ao fim da atividade, os discentes aplicaram uma avaliação da aprendizagem, onde foi evidenciado que as abordagens aplicadas foram essenciais para garantir que o público se envolvesse e absorvesse as informações de forma eficaz. É interessante ressaltar que os adolescentes também explicaram os questionamentos feitos pelos seus colegas. Considerações finais: Ao estimular o diálogo, a atividade possibilitou aos adolescentes refletirem e sanarem suas dúvidas acerca das queimaduras. As ações educativas em saúde são fundamentais para a conscientização de assuntos variados, além de possibilitar que profissionais e acadêmicos da saúde atinjam os sentidos políticos da sua profissão.