
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CAMPANHA OUTUBRO ROSA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Relatoria:
Gislane Damasceno Chaves
Autores:
- Tatiane da Conceição Sousa
- Maria Clara Leite Lima Veras
- Palloma Maria Araújo de Sousa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação em saúde é uma ferramenta essencial na prevenção de doenças, especialmente no contexto do câncer de mama. No município de Caxias, cidade do leste maranhense, a Campanha Outubro Rosa se destaca como uma importante iniciativa para sensibilizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce e dos cuidados preventivos. OBJETIVO: relatar as experiências das ações educativas realizadas durante a Campanha em Caxias MA. METODOLOGIA: A Campanha foi desenvolvida em 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Caxias e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Liga de Saúde da Mulher da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias. As atividades foram planejadas e implementadas pelos membros da liga, seguindo os passos: 1. Planejamento das Atividades 2. Reuniões com a equipe da Secretaria de Saúde, 3. Desenvolvimento de um cronograma detalhado para atender as 16 UBS, 4. Elaboração de materiais educativos, e 5. Execução das atividades. RESULTADOS: As atividades foram rodas de conversa realizadas em todas as UBS, focando na importância da detecção precoce da patologia e ensinando a técnica do autoexame somente para fins de autoconhecimento pessoal corporal, junto à promoção de hábitos saudáveis. Houve dinâmicas para facilitar a compreensão e engajar as participantes e também, a parceria com um projeto de dança local, intitulado “Mexa-se”, cujo a dança foi integrada às sessões educativas e contribuiu para a integração e bem-estar das mulheres. Foi encerrado com o lanche, oferecido pelas próprias UBS, criando um ambiente acolhedor e incentivando o entrosamento das participantes. Houve os registros fotográficos e feedback das mesmas sobre a ação, esses resultados foram discutidos em reuniões pós campanha com os ligantes e a equipe da secretaria de saúde, onde notou-se que os principais impactos das ações foram a participação e engajamento das mulheres, as partilhas de conhecimento nas rodas de conversa que foram fundamentais para disseminar informações preventivas sobre o Câncer de Mama, tanto que as participantes demonstraram maior compreensão sobre os sinais de alerta e a necessidade de consultas regulares. CONCLUSÃO: As atividades mostraram-se eficazes para a prevenção e para fortalecer o vínculo entre as mulheres da comunidade e os serviços da UBS que lhes corresponde. É crucial garantir a continuidade do acompanhamento e suporte após a campanha, promovendo a sustentabilidade dos resultados alcançados.