
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
DISCIPLINA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOSLECENTE: APRENDIZADO NAS AULAS PRÁTICAS
Relatoria:
Ana clara amaral rodrigues
Autores:
- FRANCIANE DO SOCORRO RODRIGUES GOMES
- GABRYELLA MELO PANTOJA
- ALEX RAMOS MARQUES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Na formação do enfermeiro devem estar presentes metodologias de ensino capazes de favorecer a formação integral levando o profissional a desenvolver habilidades e competências para oferecer a melhor assistência a toda população. A aula prática é uma metodologia de ensino que leva o aluno a vivenciar a realidade e a refletir sobre essa realidade buscando modificá-la. OBJETIVOS: Relatar a importância das aulas práticas na formação do enfermeiro, a partir da vivência de acadêmicos de enfermagem na atenção à saúde da criança e do adolescente na Atenção Primária à Saúde. MÉTODO: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre as vivências de discentes de uma universidade pública de Pará durante as aulas práticas em uma atividade curricular da graduação ocorridas em setembro de 2023. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As aulas no campo de prática são de suma importância para a formação acadêmica do graduando de enfermagem, pois permite um contato direto com a população, assim vivenciando e tendo experiências dentro do âmbito da atenção primária da atuação do enfermeiro, bem como, as suas principais atribuições, demandas e condutas frente a população, pondo em prática preceitos da teoria visto em sala de aula. Permitindo ao aluno compreender as etapas da consulta, despertando um olhar crítico acerca dos pontos-chaves desse processo. Nas aulas práticas passamos pela triagem; vivenciamos/atuamos sob supervisão docente, das consultas, com autonomia e suporte quando necessário; outro ponto importante foi visualizar as etapas da imunização, bem como, aprazamentos, doses, vias de administração em cada caso; além de podermos realizar juntamente com agente comunitário de saúde, a visita domiciliar, bem como entender as demandas da criança e do meio que ela está inserida, em um contato mais intimista e acolhedor. A partir das experiências da prática profissional, os estudantes podem se aproximar da rotina de funcionamento e organização das Unidades de Saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As experiências práticas foram essenciais para o aprimoramento das habilidades dos futuros enfermeiros na atenção à saúde de crianças e adolescentes na APS. Portanto, evidenciam-se como uma metodologia de ensino indispensável na formação de profissionais de saúde.