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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MONITORIA ACADÊMICA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA :RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Paloma Oliveira do Nascimento
Autores:
  • Lorena Pereira dos Santos
  • Luana Ibiapina Cordeiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica proporciona ao educando e ao educador experiências profissionais e acadêmicas excelentes, uma estratégia educativa que une a teoria e a prática. A disciplina de Semiologia e Semiotécnica para a graduação de Enfermagem é fundamental, pois além de proporcionar conhecimento científico também contribui para o aprimoramento das habilidades técnicas e comportamentais do discente para realização do cuidado humanizado e centrado na segurança do paciente. Objetivo: Relatar a experiência do processo de ensino-aprendizagem do aluno-monitor na disciplina de Semiologia e Semiotécnica. Metodologia: A monitoria foi realizada entre os meses de março a junho de 2024, ocorreu de forma presencial e on-line, por dois monitores. Ao total foram 73 alunos que cursaram a disciplina no período noturno. Resultados: Durante o serviço de monitoria, buscou-se estratégias que promovessem um melhor aprendizado aos alunos, através da elaboração de questionários educativos e interativos em formatos de quiz. Ao final de cada aula teórica, o conteúdo foi fortalecido por meio da construção e uso de outras ferramentas de estudo, como: mapas mentais, aulas remotas e uso contínuo do laboratório de habilidades. Ressalta-se que no período de realização das atividades, o docente da disciplina orientou, auxiliou e supervisionou para que houvesse um desenvolvimento e aprendizado acadêmico também para o aluno-monitor, sempre em busca de uma educação e formação integral. Considerações finais: A experiência proporcionou compreender a logística do processo docente, a importância da educação complementar para fortalecimento do conhecimento a promoção de um ensino efetivo, através da combinação teórico-prática e na conscientização que o aprendizado adquirido servirá na formação de profissionais de saúde conscientes e capacitados para promover um cuidado de qualidade ao paciente de maneira holística.