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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
PRÁTICAS NO SAMU COMO FERRAMENTA NO APRENDIZADO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Emilly Tailyne Cruz Leite
Autores:
  • Caline Santos Amorim
  • Giovanna Ferreira de Castro Baião
  • Gessica Mirele Souza Carvalho
  • Katia Simoni Bezerra Lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) possui como finalidade garantir o acesso dos usuários que necessitam de assistência de forma ágil em razão de alguma situação de urgência e emergência. Diante dos componentes da RUE, o Serviço de Atenção Móvel de Urgência (SAMU), se configura como o serviço que garante o atendimento pré-hospitalar (APH). O APH funciona como porta de entrada móvel e ligação entre os serviços. Isso faz com que a assistência a essas ocorrências seja uma incumbência que precisa ser qualificada através de evidências científicas e equipamentos tecnológicos, além de haver na prática profissional a implantação de protocolos e treinamentos periódicos. Assim, a prática no serviço possibilita aos discentes a participação no atendimento pré-hospitalar, para o desenvolvimento de habilidades e o julgamento clínico baseando-se em protocolos de atendimento. Objetivo: Descrever a vivência de acadêmicas do curso de Enfermagem durante a realização de prática curricular no SAMU de um município pernambucano. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir das atividades práticas do módulo “Atendimento ao Paciente Crítico”, realizadas no SAMU em um município pernambucano, em abril de 2024. Resultados: Durante a prática, as acadêmicas participaram de 16 ocorrências que ofertaram atendimento às vítimas de situações clínicas e traumatológicas, realizando procedimentos técnicos sob supervisão dos profissionais da unidade. Outrossim, também participaram de treinamento sobre imobilização com profissional do serviço. Nesta ocasião, as discentes vivenciaram a rotina do serviço pré-hospitalar e compreenderam a importância desse equipamento dentro da RUE, a dinâmica que envolve o atendimento do paciente no pré-hospitalar e o desenvolvimento de habilidades necessárias para o atendimento do paciente em situação crítica. Conclusão: A experiência no SAMU proporcionou aprendizado valioso e significativo, visto que concedeu um ambiente com práticas com as quais as acadêmicas não haviam vivenciado anteriormente, oportunizando a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula ao mesmo tempo em que desenvolveram habilidades necessárias para a prática de enfermagem ao enfrentar desafios ambientais e individuais, além de terem a oportunidade de exercer o raciocínio crítico e intervir de maneira ágil de acordo com as competências da enfermagem.