
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA APRIMORAMENTO DE TÉCNICAS E ESTIMULO A DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Alinne Patrícia da Silva
Autores:
- Thaisiani Oliveira do Prado
- Cristovão Barros Rodrigues dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria se constitui por atividades desenvolvidas por estudantes realizadas durante o ensino sendo crucial para aproximação com a docência. A experiência adquirida pela disciplina egressa corrobora com a transmissão de conhecimento adjunto ao professor, tornando uma troca mútua entre didática e ensino-aprendizagem, atuando como um facilitador e colaborador da vida acadêmica dos alunos. OBJETIVO: Relatar experiência de monitoria acadêmica no campo de atuação em semiotécnica para o curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA) aplicada em atividades ao componente curricular de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicas de enfermagem, no período de Agosto a Dezembro de 2023, vivenciado no período de graduação. A prática da enfermagem requer fundamentação técnica e cientifica, a fim de que seu exercício seja baseado nos princípios éticos e humanizados. No ensino superior é importante o compartilhamento de saberes e experiencias, acrescendo no método de construção de conhecimento de docentes e discentes, trazendo para ambos processos de ensino-aprendizagem, nesse contexto de ensinamento, se torna relevante a monitoria acadêmica como ferramenta de apoio aprofundando conhecimento. RESULTADOS: A participação nas aulas teóricas e práticas, foram fundamentais para o aprimorando o conhecimento no âmbito prático, onde a professora dá ao aluno a oportunidade ministrar algumas aulas, podendo assim expor seu conhecimento adquirido; Deste modo, a monitoria contribui de forma positiva não apenas para o monitor, mas também para os demais alunos, permitindo a aproximação do discente à docência, fortalecendo a confiança e o compromisso acadêmico, além de abordar discussões aprofundadas sobre temáticas da disciplina, revisando conteúdos, elaborando atividades complementares, desenvolvendo habilidades de comunicação e transmissão de aprendizado e despertando o interesse em dar continuidade nessa área. CONCLUSÃO: A interlocução dessa vivência possibilitou compreender a importância do envolvimento acadêmica em participação de monitorias com ênfase em estimular o monitor a docência.