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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO NO APRENDIZADO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
Relatoria:
Karina Calheiros da Silva
Autores:
  • Genilda Castro de Omena Neta
  • Mariana Goulart Silvestre
  • Gabriel da Silva Ataíde
  • Beatriz Vieira Sousa de Barros
  • Laís de Miranda Crispim Costa
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A presença do ensino da história da enfermagem como componente curricular se faz presente no Brasil desde a inserção do modelo de enfermagem moderna, visto que possui papel importante na construção da identidade e no comprometimento profissional do enfermeiro em formação. Nesse sentido, é fundamental o uso de metodologias ativas, a fim de que, a partir do protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem e da aquisição de conhecimento acerca da história da profissão, se desenvolva um senso crítico e a compreensão dos desafios e obstáculos para a consolidação da enfermagem no Brasil e no mundo por parte dos discentes. OBJETIVO: descrever a experiência de acadêmicos na construção de um documentário sobre a criação do curso de graduação de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência realizado por acadêmicos de enfermagem sobre a produção de um documentário acerca da criação do curso de enfermagem da UFAL para a disciplina de História da Enfermagem em setembro de 2023. RESULTADOS: A partir do tema definido sobre a criação do curso de graduação de enfermagem da UFAL e a orientação para uso da criatividade, os acadêmicos produziram um documentário utilizando o aplicativo para celular de edição de vídeos “CapCut”. Inicialmente, foi realizada a leitura do livro “Criação do curso de graduação de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (1973-1979)” e produzido um roteiro. Para a produção audiovisual, foi realizada busca de imagens e vídeos no acervo do Laboratório de Documentação e Pesquisa de História da Enfermagem (LADOPHE/UFAL) e em websites bem como entrevistas com a autora do livro e com uma das primeiras docentes do curso que foi criado em 1973. Após a apresentação do documentário em sala de aula, os demais alunos tiveram abertura para compartilhar suas opiniões e destacaram o sentimento de identificação com as personalidades apresentadas no documentário e a compreensão do legado das estudantes e docentes pioneiras da enfermagem de Alagoas. CONCLUSÃO: A produção e apresentação do documentário imergiu todos os estudantes nas dificuldades e embates vivenciados na criação do curso de enfermagem da UFAL, produzindo um sentimento de pertencimento à profissão e o reconhecimento das lutas para a consolidação da enfermagem em Alagoas.