
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM UMA CRECHE COMUNITÁRIA
Relatoria:
Gabriela Torres Tetéo
Autores:
- Maria Helena do Nascimento Souza
- Victória Amorim Correa de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Uma ótima inserção na introdução alimentar interfere diretamente na saúde da criança que pode perpassar até sua vida adulta. A nutrição correta nos primeiros anos de vida é de suma importância visto que pode ser prevenção de distúrbios alimentares que podem interferir negativamente na saúde. A avaliação do estado nutricional pode servir como monitoramento do desenvolvimento infantil e saúde da criança.
Trata-se de um estudo descritivo do tipo transversal, que teve como objetivo avaliar o estado nutricional de crianças menores de 7 anos de uma creche comunitária na Zona Sul, do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada em novembro de 2023, por acadêmicas e docente da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, através da aferição de medidas antropométricas de peso e estatura de 136 crianças, sendo 65 do sexo feminino e 71 do sexo masculino. Para verificar as medidas antropométricas foram usados: uma régua antropométrica com toesa móvel, uma balança digital infantil e normal e fita métrica.
Tais dados foram organizados na base dados SPSS e analisados pelo programa WHO Anthro, de forma individual. O programa Who Anthro fornece como parâmetros peso para idade, peso para altura e altura para idade. Dentre os dados analisados, obteve-se como resultado de avaliação antropométrica, que: 5,90% (8) apresentaram baixo peso, 8,14% (11) sobrepeso, 5,18% (7) obesidade e 81,48% (110) das crianças estavam eutróficas. Conclui-se que a obesidade foi o principal distúrbio nutricional encontrado. Portanto, é de grande importância a atuação da enfermagem em creches, uma vez que o profissional de saúde poderá acompanhar o desenvolvimento e avaliar o estado nutricional dessas crianças presentes na creche. Desse modo, o enfermeiro pode desenvolver ações de diagnóstico de distúrbios nutricionais e promover ações preventivas melhorando a qualidade de vida das crianças.