
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
PRÁTICAS DE SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Lucas Pereira de Oliveira Franco
Autores:
- Alessa Barbosa Torres
- Aline Suele dos Santos Silva
- Luiz Gustavo Alves Lima
- Argemiro José de Sousa Neto
- Joice Fabrício de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A ansiedade é considerada patológica quando se torna exagerado e desproporcional em relação a determinados estímulos. Por exemplo, o uso excessivo de telas em uma organização pode contribuir para o surgimento de transtornos emocionais. Neste sentido, refletir sobre o autocuidado na saúde mental dento das organizações é extremamente importante atualmente.OBJETIVO: relatar uma experiência vivenciada por acadêmicos do curso de enfermagem durante uma ação da disciplina de ensino clínico em saúde coletiva e saúde mental no campus da universidade. MÉTODO trata-se de um estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência, vivenciada por acadêmicos de enfermagem da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte durante uma ação em saúde vinculada a disciplina de Ensino Clínico na Saúde Mental e Coletiva. O momento ocorreu em maio de 2024, no campus da faculdade e teve como publico alvo servidores da própria instituição. A experiência deu-se por meio de três ciclos, a saber: no primeiro momento realizou-se inicialmente uma roda de conversa para a introdução do tema, proporcionando um ambiente de acolhimento. No segundo momento utilizou-se a técnica da musicoterapia e jogos dinâmicos visando proporcionar relaxamento, interação e bem-estar e, por fim, o terceiro momento procedeu-se com um espaço de reflexão e escuta qualificada sobre angústias, medos e anseios, utilizando a metodologia de feedback. RESULTADO E DISCUSSÃO: através das ações educativas, evidenciou-se a participação ativa dos usuários no processo, onde foi possível estabelecer e fortalecer o vínculo entre os membros da organização, bem como a criação de um espaço acolhedor e meditativo, além de deliberar um ambiente de escuta qualificada, permitindo a mediação sobre os seus medos e angústias e sua relação corpo e mente, oferecendo, assim, um espaço de reflexão com fins terapêuticos. A integração dos discentes na ação contribuiu positivamente no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que as atividades práticas promovem maior interação entre os discentes e os colaboradores. CONSIDERAÇÕES FINAIS A ação educativa contribuiu significativamente para a formação dos discentes, permitindo o desenvolvimento de habilidades sociais como comunicação, mediação, empatia e solidariedade. Dessa forma, promovendo o aperfeiçoamento da habilidade no cuidado humano em saúde.