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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
PRÁTICAS DO CUIDAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO NO CONTEXTO HOSPITALAR
Relatoria:
Giovanna Brichi Pesce
Autores:
  • Luciana Pizólio Garcia Dematte
  • Ana Carolina Simões Pereira
  • Daniela Aparecida de Souza Nunes
  • Mariany dos Santos Vergílio
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o currículo de formação do enfermeiro deve dispor tanto dos objetivos teóricos e práticos próprios do curso . Aulas práticas dentro dos serviços de saúde são ferramentas imprescindíveis para a formação do acadêmico de enfermagem, pois é esse momento que auxilia no amadurecimento profissional. Objetivo: relatar a experiência vivenciada por acadêmicos e docentes do curso de graduação de enfermagem da Universidade Paranaense no seu primeiro contato com a Atenção Terciária à Saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a realização de aulas práticas da disciplina intitulada “Práticas do Cuidar II”, disposta na matriz curricular do 5º período do curso de enfermagem da Universidade Paranaense, em um Hospital Regional de um município localizado no Sul do Brasil, no período de março a maio de 2024. Resultados/Discussão: A introdução ao ambiente hospitalar foi realizada de forma gradativa, através de pequenos grupos de acadêmicos, acompanhados por professora e por enfermeira supervisoras por um período de sete dias. Evidencia-se que os objetivos teóricos já haviam sido expostos aos alunos, entretanto, para realizar um resgate de conceitos importantes para a prática, anteriormente à ida ao hospital, realizaram-se aulas de laboratório para relembrar as práticas assistenciais que viriam a ser realizadas dentro do serviço de saúde. Nesse contexto, foi possível ao aluno realizar, pela primeira vez, atividades pertinentes ao Processo de Enfermagem, assim como procedimentos privativos ao enfermeiro, como por exemplo sondagem vesical e nasoentérica. Ademais, o contato com a clientela e com uma equipe multidisciplinar possibilitou a construção de posturas pautadas na ética profissional e na humanização, estimulando também as habilidades de comunicação e de trabalho em equipe do acadêmico. Considerações finais: A inserção dos estudantes no meio hospitalar possibilitou aos mesmos uma melhor associação da teoria com a prática assistencial, além de permitir a construção de um maior julgamento clínico e entendimento do funcionamento e das atribuições da enfermagem dentro de uma instituição hospitalar.