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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
PROJETO DE VIDA E DESEMPENHO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Bárbara Pessoa de Santana
Autores:
  • Ezequiel Santana da Silva
  • Pedro Lucas Oliveira Costa
  • Esther Beatriz Romão Pedro dos Santos
  • Flaviane Albuquerque
  • Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O projeto de vida no contexto escolar desempenha um papel crucial ao orientar os estudantes do ensino médio da rede pública na definição de metas educacionais e profissionais, promovendo uma reflexão significativa sobre suas aspirações pessoais. O projeto de vida emerge como ferramenta propulsora para os jovens vislumbrarem possibilidades de um futuro sólido e significativo. Objetivo: Motivar o desenvolvimento escolar dos estudantes, melhorando seu desempenho acadêmico e apoiando seu crescimento pessoal. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência de estudantes do curso de Enfermagem, que descreve uma intervenção realizada na Escola de Referência de Ensino Fundamental e Médio, envolvendo os integrantes do 3° ano do ensino médio. Para a ação foi utilizado recursos audiovisuais e dinâmicas como o jogo das habilidades sociais, mediados por uma roda de conversa, possibilitando uma troca experiências com a participação ativa dos estudantes. A escolha dessa abordagem visou estimular a reflexão dos alunos acerca dos seus objetivos pessoais e profissionais. Resultados e Discussão: Durante a intervenção, observou-se um engajamento significativo dos alunos ao discutirem a relevância do desempenho escolar em suas vidas. A troca de experiências e relatos inspiradores fortaleceu a conscientização sobre a importância da educação como pilar fundamental para o desenvolvimento profissional. Os resultados destacaram que a iniciativa contribuiu positivamente para o crescimento acadêmico e pessoal dos participantes, evidenciando uma maior clareza e segurança para estabelecer suas metas educacionais e profissionais. Além disso, a intervenção proporcionou um espaço seguro e estimulante para que os escolares explorem seus desejos, valores e habilidades, preparando-os para tomar decisões conscientes e assertivas sobre seu futuro. Considerações Finais: A experiência mostrou a necessidade de políticas educacionais que transcendem o modelo tradicional de ensino, ao incentivar uma reflexão sobre as possibilidades de futuro, ressignificando o papel da educação na vida dos adolescentes.