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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE BULLYING NO ÂMBITO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
DAYANE CRISTINA COSTA
Autores:
  • Ariadna Danyele Dantas Costa
  • Jeane Lima Cavalcante
  • Rosane shirley Saraiva de lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O bullying na escola é um comportamento agressivo e repetido que envolve um desequilíbrio de poder ou força. Pode assumir várias formas, incluindo agressões físicas como empurrões e socos, insultos verbais, xingamentos e comentários racistas, homofóbicos ou sexistas, além de intimidação psicológica, ameaças, manipulação e exclusão social. As consequências do bullying podem ser graves e duradouras tanto para a vítima quanto para o agressor. Objetivo: o objetivo principal do estudo é relatar a experiência de uma ação educativa realizada através de uma roda de conversa para promover reflexão e sensibilização sobre o bullying no contexto escolar. Essa ação educativa visa contribuir para ampliar a compreensão dos principais impactos do bullying na convivência dos adolescentes, buscando criar um ambiente escolar mais acolhedor e promover o debate saudável sobre o tema. Além de desenvolver uma tecnologia educativa, do tipo cartilha, capaz de contemplar os vários aspectos. Método: Trata-se de um trabalho descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma ação educativa com a utilização de cartilha, em formato de roda de conversa, realizada por estudantes do curso de enfermagem em uma escola estadual de nível fundamental. A ação foi desenvolvida com a participação de 28 alunos, com idades entre 11 e 13 anos, de ambos os sexos. Durante a roda de conversa, foram realizadas diversas dinâmicas, como "a cartola", onde os alunos compartilharam experiências de bullying vivenciadas; "o seu desenho", para promover o respeito às diferenças; e "o trem de canetas", visando estimular a adaptação e aceitação das diferenças entre os participantes. Resultados e discussão: A roda de conversa sobre bullying revelou diversos aspectos positivos e impactos significativos na qualidade de vida dos participantes, promovendo uma compreensão mais profunda do tema. A participação ativa e engajada dos estudantes durante as discussões foi um dos pontos mais notáveis. Esse envolvimento não apenas criou um ambiente de aprendizado colaborativo, mas também permitiu que os alunos compartilhassem suas próprias experiências e perspectivas, enriquecendo assim o entendimento coletivo sobre o problema do bullying. Os relatos dos alunos sobre como se sentiram mais seguros e compreendidos após a roda de conversa destacam a eficácia dessa abordagem em melhorar o ambiente escolar.