
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA COMO FATOR PARA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Vitória Guida da Silva Costa
Autores:
- Elzanice de Fátima Brandão Falcão Felix
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica é uma importante ferramenta para auxiliar o docente no processo pedagógico de ensino-aprendizagem e no preparo de iniciação à docência pelo aluno-monitor. A monitoria de Anatomia Humana é de grande relevância, pois visa o aprofundamento do estudo do corpo humano, favorece a obtenção de conhecimentos e serve de base para disciplinas posteriores, contribuindo na formação de um bom profissional de saúde. Objetivo: Relatar a experiência da monitoria acadêmica e seu fator de incentivo para uma futura docência. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência do aluno na monitoria de Anatomia Humana do curso de enfermagem, na Universidade Estadual do Maranhão, Campus Balsas, onde a disciplina faz parte da grade curricular do primeiro semestre do curso. A experiência ocorreu nos períodos letivos de 2022.2 e 2023.1. Discussão: Após a aprovação na monitoria, foi necessário auxiliar o professor no desafio inicial de apresentar aos calouros um conteúdo complexo. As atividades eram combinadas com o docente, o monitor ficou à disposição dos alunos e de ministrar as aulas práticas em laboratório. Assim, direcionando o monitor a planejar, estudar e a estar preparado para sanar dúvidas. No laboratório, havia as peças sintéticas para o estudo, porém, na intenção de tornar a anatomia mais realística, o monitor teve a ideia trazer peças orgânicas, como coração, rins e pulmão de suínos compradas em supermercados, o que anteriormente não era uma realidade na universidade. Com isso, foi percebido o aumento do interesse dos alunos ao estudo à anatomia. Ademais, foi possível colocar em ação as suas habilidades didáticas por meio da transmissão clara dos conceitos, ilustrações de desenhos, analogias das estruturas anatômicas com exemplos simples do cotidiano, uso de aplicativos em Atlas 3D. A solicitação de auxílio pelos alunos ocorria principalmente antes das provas teóricas e práticas, o que justificava maior planejamento para a realização de encontros presenciais em laboratório ou em sala de aula. Considerações finais: Assim, concluímos que a experiência da monitoria contribuiu positivamente para a ganho pessoal do monitor, no que tange à docência, ocorrendo a necessidade de transformar os conteúdos, que são muitas vezes abstratos, de maneira palpável, e a oportunidade de ampliar o seu aprendizado na área de interesse, além de visualizar com mais clareza o papel docente.