
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
SIMULAÇÃO REALÍSTICA ENQUANTO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CONTEXTO HOSPITALAR
Relatoria:
Maria Valquiria de Oliveira Santos
Autores:
- RAFAELA BOAVIAGEM CAVALCANTI DA SILVA
- POLLYANE DE SOUSA ALMEIDA
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A segurança do paciente é um desafio global da saúde pública mundial, assim com das organizações de saúde, onde passam a ser responsáveis pela prevenção as causas envolvidas no processo saúde e doença da população. Sendo assim, o cenário em simulação realística em saúde é uma ferramenta fundamental para os cursos de formação profissional e capacitação de profissionais de saúde, permitindo assim desenvolver habilidades, através da prática, sendo considerado um excelente método para trabalhar com soluções de problemas na saúde. OBJETIVO: Relatar a experiência da aplicação da simulação realística no ensino das metas de segurança do paciente. METODODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato experiência, desenvolvido no Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM). Os cenários tinham como objetivos de aprendizagem: Identificar e solucionar os problemas relacionados à segurança do paciente no âmbito hospitalar. As práticas ocorreram numa sala, com equipamentos médicos hospitalares e mobiliários e de integrantes da equipe da gerência de Risco Sanitário Hospitalar como atores. RESULTADOS: Análise crítica dos resultados: A experiência contou com cenários direcionados a segurança do paciente no contexto hospitalar e abordavam situações como: troca de prontuários, medicamentos vencidas e sem rótulos, acesso venoso periférico sem identificação e genitora sonolenta segurando o bebê sem proteção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Evidencia-se que, melhorias nas assistência de acordo com as metas internacionais de segurança do paciente , se dá principalmente quando os profissionais são proporcionados a estarem mais próximos da realidade, a exemplo de capacitações com simulações realísticas.