
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
SAFETY HUDDLE: ESTRATÉGIA PARA SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM HOSPITAL DE TRAUMA
Relatoria:
MAYARA PRYSCILLA SANTOS SILVA
Autores:
- Ana Caroline Melo dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A segurança do paciente refere-se à redução do risco na ocorrência de danos desnecessários associados à assistência em saúde a um mínimo aceitável. Avaliar a cultura de segurança do paciente (CSP) em uma Instituição Hospitalar permite reconhecer comportamentos profissionais que influenciam na segurança do paciente e compreender questões e abordagens relacionadas ao cuidado seguro. Para esse fim, foi criado o Safety Huddle, que é caracterizado por reuniões rápidas com equipe multidisciplinar, através de instrumento direcionado em horários pré-estabelecidos. Objetivo: Relatar a experiência do uso da ferramenta Safety Huddle como estratégia para segurança do paciente. Metodologia: Este estudo trata-se de um relato de experiência acerca do uso da ferramenta Safety Huddle no Setor de Internação Trauma do Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly em Arapiraca – AL. O Safety Huddle é realizado diariamente, duas vezes por plantão, no horário das 10h e 15h, com média de duração de 10 minutos, através de formulário eletrônico da plataforma Google Forms com perguntas destinadas a equipe multidisciplinar, envolvendo as principais demandas dos pacientes e as fragilidades do setor. Resultados: Diariamente a equipe multidisciplinar é convocada para participar do Safety Huddle. A mesma é composta por enfermeiros, médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, fonoaudiólogos e etc. Embora, nem sempre todos esses profissionais comparecem às reuniões, havendo sempre o predomínio da Enfermagem. Percebeu-se que após a implementação do Safety Huddle houve uma melhor comunicação efetiva e interação entre os profissionais, compartilhamento de informações e ações, além da identificação de problemas que impactam na qualidade da assistência prestada, refletindo na segurança do paciente. Considerações finais: As reuniões diárias, através do Safety Huddle, visam a qualidade da gestão do atendimento, a segurança do paciente, a organização de metas, gerenciamento de recursos e melhorias para a diminuição do tempo de internação e a corresponsabilização de toda a equipe de saúde.
Referências:
FERNANDES, G.P. et al. A implementação do Daily Huddle no pronto-socorro de um hospital público: relato de experiência. REFACS (online), v. 11, n. 2, 2023.
MORAES, M.V.A.; ALMEIDA, I.L.S.; CARVALHO, R.E.F.L. Avaliação da cultura de segurança do paciente antes e depois da implementação do safety huddle. Rev Esc Enferm USP, v. 57, 2023.