
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
ATENÇÃO À SAÚDE DOS IMIGRANTES NO BRASIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Fernanda de Aguiar Luiz
Autores:
- Tatyana Felix de Souza
- Guilherme Vitor da Silva Pereira
- Izabele Amanda da Silva
- Anna Júlia Cordeiro da Silva
- Silvia Maria de Luna Alves
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os novos fluxos de imigrantes para o Brasil revelam problemáticas relacionadas à inserção dessa população no território nacional. Dentre elas, ressalta-se a carência de acesso aos serviços de saúde e a discriminação vivenciada por esses grupos. Logo, observa-se a necessidade de implementação de ações educativas eficazes, visando a inclusão plena dessa população na sociedade. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada em uma ação educativa sobre a atenção à saúde dos imigrantes no Brasil em uma escola pública da cidade de Vitória de Santo Antão. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, em que se realizou uma ação educativa, ministrada por alunos do curso de Enfermagem, dividida em três momentos: Dinâmica “Verdade ou Mentira”; Entrega do livreto “A chegada” – Shaun Tan; e Dinâmica “Show do Milhão”. Possuiu como público-alvo estudantes do sexto ano de uma escola municipal da cidade de Vitória de Santo Antão-PE, sendo abordado aspectos sobre a atenção à saúde dos imigrantes no Brasil diante da falta de políticas públicas e a xenofobia sofrida por tais, utilizou-se o método Paulo Freire, posicionando o estudante como um ser que possui saberes e experiências, enquanto o agente educador atua como um facilitador que leva o aluno a reconhecer e revelar a realidade criticamente. Resultados/Discussão: Percebeu-se que a ação trouxe engajamento, interesse e uma reflexão crítica aos alunos acerca dos novos fluxos imigrantes do país, sendo essa fomentada através do conhecimento adquirido na ação e nas vivências cotidianas dos próprios alunos. Ressalta-se ainda que a ludicidade das dinâmicas utilizadas na ação educativa facilitou a compreensão dos estudantes sobre a temática, bem como possibilitou que os mesmos mantivessem uma boa interação com o agente educador, proporcionando bom diálogo, troca e conhecimento. Além disso, pode-se vivenciar a atuação como agentes educadores em saúde e multiplicadores de informação, atributo inerente para a formação holística na enfermagem. Considerações finais: Portanto, a ação forneceu uma experiência exitosa, sendo possível abordar a atenção à saúde dos imigrantes no Brasil, tendo uma adesão ativa dos estudantes, bem como foi factível conhecer e viver uma nova experiência quanto ao papel do enfermeiro como agente educador em saúde.