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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
UMA INTERVENÇÃO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS EM CRIANÇAS EM UMA UNIDADE DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Silvana dos Santos Martins
Autores:
  • Eliardo da Silva Oliveira
  • Naira Carla de Oliveira Alves
  • Flávia Carvalho Aranha
  • Janaísa Gisele Gama Leão
  • Andressa Rodrigues da Silva Lopes
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os primeiros socorros são atendimentos iniciais prestados a vítimas em situações de urgência e emergência, como convulsões, afogamentos e paradas cardiorrespiratórias, entre outras, até a chegada de atendimento avançado por uma equipe de saúde especializada. Em uma unidade escolar, os acidentes são comuns em áreas de riscos como, corredores, parques e escadas, onde há um maior fluxo de alunos. Objetivo: Relatar uma experiência educativa dos acadêmicos de enfermagem para com professores e discentes do curso de pedagogia em um município no interior da Bahia. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de uma ação educativa realizada com docentes e discentes do curso de pedagogia de uma instituição de ensino superior no interior da Bahia. Tal atividade foi realizada no mês de dezembro do ano de 2023. A capacitação ocorreu na modalidade teórico-prática, com exposição de slides baseadas em referências científicas atualizadas e atividades práticas, incluindo treinamento de técnicas de primeiros socorros com manequins para reanimação cardiopulmonar e um simulador conhecido como desfibrilador externo automático. Resultados/Discussão: A capacitação considerou a realidade dos participantes, abordando temas pertinentes e utilizando dinâmicas para envolver os presentes. Os palestrantes também atuaram como ouvintes, permitindo a troca de conhecimentos e a resolução de dúvidas. A dificuldade inicial devido ao déficit de conhecimento dos docentes evidenciou a necessidade do treinamento contínuo sobre primeiros socorros nas escolas. A capacitação proporcionou uma formação eficiente para o atendimento inicial a traumatizados, contribuindo para a assistência extra hospitalar por parte do publico leigo. Considerações Finais: Os acadêmicos tiveram a oportunidade de reconhecer sobre o conhecimento deficitário dos docentes sobre primeiros socorros, e de verificar a importância da inclusão da temática nos ambientes escolares e na matriz curricular dos cursos de graduação da área da educação. Os participantes relataram maior compreensão para atuar em situações emergenciais após a atividade realizada pelos acadêmicos. A presente experiência aproximou os discentes do curso de enfermagem com outras áreas da educação, socializando e fomentando a discussão sobre o conhecimento científico e promovendo melhores desfechos através da educação em saúde nos atendimentos em primeiros socorros.