
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
REDES SOCIAIS COMO MECANISMO DE ENSINO DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Vinicius Augusto Alves Ferreira
Autores:
- Maria Eduarda Silva de Araújo
- Wigna Élen de Oliveira
- Héllyda de Souza Bezerra
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da saúde tem grande importância e eficácia na construção do conhecimento, uma vez que viabilizam a propagação de informações. À vista disso, o Instagram apresenta-se como uma rede social favorável para a atuação da enfermagem com finalidade educativa, sendo uma via propulsora de assuntos dessa área. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos em enfermagem, monitores da disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem, em relação ao uso das redes sociais para potencializar a educação de outros graduandos. Método: Trata-se de um relato de experiência produzido a partir da vivência de graduandos de enfermagem enquanto monitores de uma disciplina, no período de março a junho de 2024, em uma Universidade Federal. Resultados/Discussão: A produção de vídeos educativos, resumos de estudos e quizzes interativos resultou em uma média de 900 novos usuários alcançados mensalmente pela conta do Instagram vinculada à monitoria de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem. Está abordagem metodológica não apenas condicionou um ambiente de aprendizagem dinâmico, mas oportunizou aos monitores múltiplas habilidades, as quais englobam o diálogo claro e adaptado à plataforma, uso de canais digitais e o fortalecimento do conhecimento sobre os assuntos apresentados. Considerações Finais: O uso do Instagram como ferramenta educacional na enfermagem foi altamente positiva, facilitando a disseminação de conhecimentos e ampliando os canais de aprendizagem. A integração de tecnologias digitais e educação mostrou-se eficaz na formação acadêmica, compactuando com a capacitação de futuros enfermeiros ou docentes, quando ainda monitores da disciplina.