
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA DE SEMIOTÉCNICA PARA ALUNOS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Emelin Maria Silva de Melo
Autores:
- Sandra Ferreira Lima
- Maria Eduarda Negromonte Gonçalves
- Aline Bárbara Dias da Silva
- Livia Manuella Firmino da Silva
- Kadja Elvira dos Anjos Silva Araujo
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Semiotécnica em Enfermagem tem como objetivo o estudo e o ensino da técnica e dos procedimentos necessários para o cuidado do paciente, prestadas pelo enfermeiro e que sucedem a anamnese e o exame físico. É uma disciplina teórica e prática, que utiliza recursos como peças, manequins e equipamentos que possibilitam simular situações da assistência. Diante da necessidade de apoio pedagógico, o monitor é um ator importante no contexto de prática, e não apenas auxilia os discentes da disciplina, como se beneficia diretamente das atividades que desempenha. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem no desempenho de atividades de monitoria na disciplina de semiotécnica em uma instituição de ensino superior de Recife - PE. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado com base nas experiências de acadêmicas de enfermagem no desempenho de suas atividades de monitoria da disciplina de semiotécnica, no primeiro semestre de 2024. O estudo dispensa parecer do Comitê de Ética, pois não envolve pesquisa com seres humanos. Resultados/discussão: As atividades de monitoria ocorreram por meio da participação e do apoio das monitoras nas atividades em sala de aula e laboratório. Além disso, as monitoras ofereceram suporte extraclasse, por meio de revisões práticas em laboratório, e remotamente, através do WhatsApp. O objetivo foi proporcionar aos discentes um espaço contínuo para esclarecimento de dúvidas, orientações e sugestões, além de auxiliá-los na consolidação do conhecimento sobre as técnicas e procedimentos discutidos na disciplina. A elaboração de exercícios de revisão com respostas comentadas também foi atribuição das monitoras, para que os alunos pudessem se aprofundar nos conteúdos e desenvolvessem o raciocínio crítico e clínico ao analisar as questões. O engajamento das monitoras no desempenho de suas atividades fomentou um ambiente colaborativo e de suporte mútuo, beneficiando monitores e alunos. Considerações finais: As atividades da monitoria proporcionaram às monitoras, oportunidades de desenvolver habilidades de comunicação e liderança, além de contribuir no processo de ensino-aprendizagem das mesmas e dos alunos da disciplina. Elas puderam aprender enquanto ensinavam e também foram facilitadoras na apreensão do conteúdo pelos alunos.