
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE IDENTIFICAÇÃO SEGURA DO PACIENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Clara Silva Nascimento
Autores:
- Maria Eduarda Brasil Vilaça
- Maria Eduarda da Silva Forte
- Diego Augusto Lopes Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A identificação segura do paciente é uma das medidas universais de prevenção de eventos adversos e se coloca como uma alternativa eficaz e de baixo custo na efetivação de ações relacionadas à manutenção da segurança do paciente nas diversas ações de cuidado desenvolvidas no ambiente hospitalar. Torna-se importante o desenvolvimento de ações educativas para fortalecer o entendimento de profissionais, usuários e comunidade quanto a esta medida ao longo da hospitalização. Objetivo: Desenvolver ação educativa com usuários sobre a importância da pulseira de identificação no ambiente hospitalar. Método: Relato de experiência desenvolvido por acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade de Pernambuco. A ação educativa ocorreu no mês de março de 2024 em uma unidade hospitalar da cidade de Recife, Pernambuco, Brasil. Na oportunidade foi realizada atividade lúdica que simulava bloco carnavalesco, intitulado "bloquinho da identificação" e abordava os usuários os orientando sobre a importância do uso da pulseira de identificação, meios de manutenção da pulseira e as consequências que podem ocorrer caso não utilizá-la. Ao final da abordagem era demonstrado o fluxo interno da unidade para reposição da pulseira e meios de identificação correta do usuário na internação. Resultados/Discussão: Os participantes aderiram a ação educativa de forma participativa e colaborativa. As estudantes conseguiram sanar dúvidas dos usuários e seus acompanhantes sobre a temática e instruí-los sobre as rotinas de identificação segura praticadas na unidade hospitalar. A dinâmica do bloco carnavalesco facilitou a participação, especialmente pelos discentes estarem caracterizados com itens carnavalescos durante a abordagem dos participantes. Considerações finais : A experiência da ação educativa possibilitou a oportunidade de contribuir na construção de conhecimento sobre as práticas de identificação segura do paciente aos usuários e seus familiares. Tal medida contribui significativamente para o fortalecimento de uma cultura de segurança voltada à redução de eventos adversos e promoção do bem estar durante a hospitalização.