
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
IMPACTO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS POR ENFERMEIROS NA HEMODINÂMICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
Laura Olivia Dourado Carneiro
Autores:
- Jhanayne Emilly de Barros Vasconcelos
- Marcela de Almeida Ferreira
- Natália Soares Vaz
- Adriana Meira Tiburtino Nepomuceno
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Nos laboratórios de hemodinâmica são realizados procedimentos complexos como a angioplastia, conduzidos por uma equipe multiprofissional de saúde, incluindo enfermeiros. Devido à simbologia do coração como órgão vital e às incertezas sobre o exame, os pacientes frequentemente experimentam ansiedade e estresse antes dos exames. Por isso, tecnologias educativas desenvolvidas pelo profissional, principalmente através de recursos multimídias, como vídeos, folhetos informativos, e até mesmo o acolhimento ao paciente, são essenciais para aliviar esses sentimentos. Dessa forma, promove-se o espaço terapêutico do cuidado, que é o foco da Enfermagem, melhorando consequentemente a qualidade do atendimento. OBJETIVO: Demonstrar o impacto das tecnologias educativas utilizadas pelo enfermeiro enquanto educador em saúde nos serviços de hemodinâmica. METODOLOGIA: Trata-se de revisão integrativa da literatura, com busca de artigos indexados nas bases de dados eletrônicas: PubMed, LILACS, PLUUMX e Google Acadêmico, realizada em junho de 2024 a partir da combinação dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde: “Hemodinâmica”, “Enfermeiro” e “Tecnologias”. Os critérios de inclusão foram: : artigos on-line e na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol e publicados entre 2014 e 2024. Excluiu-se artigos sem resumo e incompletos. Ao final, foram selecionados 4 artigos dentre 9 elegíveis. RESULTADOS: Os estudos analisados indicam que a utilização dessas tecnologias educativas pelos enfermeiros contribui não só para a redução da ansiedade e do estresse dos pacientes, mas também melhora a qualidade do atendimento e a satisfação dos pacientes. A aplicação dessas tecnologias cria um espaço terapêutico de cuidado, fundamental na prática da Enfermagem. Em suma, as tecnologias educativas desempenham um papel essencial no ambiente de hemodinâmica, sendo instrumentos valiosos para os enfermeiros na promoção de um atendimento mais humano, informativo e eficaz. CONCLUSÃO: Conclui-se que a implementação de tecnologias educativas pelo enfermeiro na hemodinâmica é fundamental, visto que a realização de exames acarreta ansiedade e estresse. Dessa forma, a adoção de recursos multimídias faz-se necessária para promover um melhor cuidado e atendimento ao paciente.