
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
IMPACTO DA REALIDADE VIRTUAL NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Relatoria:
Adonias Ferreira de Vasconcelos
Autores:
- Bárbara Laysa dos Santos
- Ewellyn Rayanne da Silva
- Luiz Miguel Picelli Sanches
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A constante evolução das tecnologias digitais possibilita a criação de novas abordagens de ensino que podem superar algumas das limitações existentes nos métodos tradicionais, como a dificuldade de simular situações de alta complexidade e a necessidade de supervisão contínua. A incorporação de tecnologias de realidade virtual (RV) vem mostrando o seu grande potencial na educação e no treinamento dos estudantes e profissionais de enfermagem. Utilizando-se de tecnologias de RV, ambientes seguros e imersivos podem ser criados, replicando de forma fidedigna situações encontradas nas unidades de saúde. Objetivo: Descrever como a utilização de realidade virtual na formação de enfermeiros influencia as habilidades clínicas e na tomada de decisão comparada aos métodos tradicionais de ensino. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que foram levantados artigos na base de dados PubMed, utilizando os descritores em cruzamento com o operador booleano AND: “Nursing”, “Education”, “Virtual Reality”, adotando como critérios de inclusão: artigos publicados na íntegra disponíveis gratuitamente. Foram excluídas revisões de literaturas e meta-análises e artigos que não atendiam o objetivo. Resultados: Foram selecionados 28 artigos para compor este trabalho. A partir da análise destes estudos, observa-se que os grupos de estudantes que utilizaram a tecnologia de RV como forma de treinamento, ou obtiveram resultados melhores quanto ao desempenho, conhecimento, pensamento crítico e confiança ao realizar os procedimentos, ou a diferença entre eles e os grupos que não utilizaram RV não foram significativas. Considerações finais: Esses resultados demonstram que a RV pode ser uma ferramenta de grande valia no ensino e na prática de enfermagem, pois possibilita a aquisição de novas habilidades técnicas, melhora na capacidade de comunicação e na tomada de decisões, podendo proporcionar experiências mais autênticas e eficazes. Embora ainda existam desafios para a sua implementação, como altos custos e outras questões técnicas, é evidente que a utilização de RV tem o potencial de melhorar a preparação dos profissionais de enfermagem.