LogoCofen
Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Relatoria:
Bárbara dos Santos Terra
Autores:
  • Bárbara Perdigão Mantuano
  • Bruno Motta Ramos
  • Claudemir dos Santos
  • Julyanna Oliva Brochado
  • Karen Dutra Pinheiro dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As equipes de educação permanente enfrentam o desafio de engajar profissionais da saúde em treinamentos. Utilizando metodologias ativas, como a gamificação, buscamos aumentar a efetividade desses treinamentos e promover o engajamento dos colaboradores no processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência de aplicação da gamificação como metodologia de ensino para profissionais de enfermagem, em uma instituição hospitalar particular. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado, a partir da utilização da metodologia ativa gamificação, sendo utilizado, um jogo didático criado por enfermeiros educadores de uma instituição particular no município do Rio de Janeiro. O jogo foi desenvolvido para atualizar o protocolo institucional de higienização de endocânula. Discussão: O jogo didático consistiu em um tabuleiro com a imagem de um profissional de saúde e uma mesa e à parte, cinco cards para paramentação da imagem do profissional e 16 cards para separar os equipamentos de proteção individual e os materiais necessários para a higienização de endocânula. Após a montagem do cenário, os enfermeiros educadores discutiam com os colaboradores sobre a necessidade dos equipamentos de proteção individual e dos materiais necessários, além de justificar a não utilização de determinados materiais. Considerações finais: A atividade despertou maior interesse dos colaboradores, promovendo o processo de ensino-aprendizagem e tornando-os protagonistas de seu próprio conhecimento. Descritores: Educação continuada; Gamificação; Enfermagem.