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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE EM ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO TÉCNICA
Relatoria:
João Victor Matos de Assis
Autores:
  • Jussara Gue Martini
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O crescimento da formação na saúde é visível no Brasil, havendo a ampliação do número de instituições de ensino superior e técnico, oportunizando a formação de novos enfermeiros e técnicos de enfermagem (Brainer; Cunha; Freitas, 2021). Quando falamos de Ensino Técnico, é importante salientar a preparação que o professor deve ter, principalmente por formar um trabalhador que ocupa espaço central no cuidado em enfermagem/saúde no Sistema Único de Saúde (Ribeiro-Barbosa, 2021). O contexto formativo, seja superior ou técnico deve ser ancorado nos pressupostos de Freire, pois para apreender aspectos da vida real é necessária uma postura dinâmica e interativa, principalmente na saúde (Souza; Ferreira; Rossit, 2023). OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada no cotidiano de um Enfermeiro Docente em uma escola técnica na cidade de Florianópolis-SC. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de um Enfermeiro Docente na descrição de suas experiências em sala de aula e em campo de atividades teórico-práticas na formação técnica em Enfermagem. A experiência descrita abrange considerações vivenciadas de janeiro à junho de 2024. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao considerar o papel do docente no ensino tradicional, percebe-se que sua figura está ligada há uma autoridade maior, rigidez de regras e a detenção de todo o conhecimento. Ao analisar essa percepção na atualidade, o docente desenvolve não só apenas aspectos formativos da sala de aula, mas características centrais que são cruciais para o profissional formado. Utilizando os pressupostos freirianos na prática docente na formação em saúde e sobretudo na Enfermagem, a formação de profissionais comprometidos com o fazer saúde é nítida, assim em sua prática o docente abre espaço para o diálogo, a criticidade, problematização e a conscientização da formação humanizada, crítica, qualificada e empoderada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Enfermagem como ciência do cuidar, desenvolve suas práticas centradas no que o indivíduo necessita, ao observar como a formação dos profissionais da Enfermagem é importante deve-se pautar as práticas educativas que são utilizadas, ganhando destaque nesse debate o docente que as desenvolve. As constantes mudanças no processo de ensino-aprendizagem atualmente exigem que o docente ressignifique práticas de ensino levando em consideração o lúdico, o pedagógico, o satisfatório, o humanizado e o interessante para o desenvolvimento qualificado de saberes na Enfermagem.