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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
Relatoria:
Stephany Souza Alves
Autores:
  • Caíque Jordan Nunes Ribeiro
  • Guilerme Santos Souza
  • Valdemar Silva Almeida
  • Matheus Vinícius Cardoso Santos
  • Lucas Antônio Moura Santana
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Prática Baseada em Evidências (PBE) tem sido considerada uma importante mudança de paradigma na educação e no âmbito da saúde moderna. Por definição, a PBE compreende “o uso consciente, explícito e judicioso da melhor evidência atual para a tomada de decisão sobre o cuidar individual do paciente”. A utilização da PBE permite diminuir as distâncias entre a pesquisa e a prática assistencial, pois sua implementação ocorre por meio da avaliação dos resultados obtidos das pesquisas, a partir da busca e avaliação crítica das evidências. OBJETIVO: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento do projeto intitulado “Divulgação Científica em Enfermagem: Práticas Baseadas em Evidências”. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, desenvolvido durante a execução do projeto vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Aprendizagem Profissional (Prodap) e ao Departamento de Enfermagem de Lagarto (DENL). As ações são desenvolvidas por quatro bolsistas e quatro voluntários e são integradas às atividades da graduação e da pós-graduação em Enfermagem da UFS. RESULTADOS: O projeto é realizado por meio de mídias digitais, com destaque para o Instagram @pbe.enf.ufs, associado ao Departamento de Enfermagem de Lagarto (DENL) e que atualmente possui mais de 1.000 seguidores e mais de 70 postagens. A divulgação do conteúdo é baseada em uma pesquisa crítica na literatura, especialmente nas revisões sistemáticas da Cochrane, que se encontram no topo da pirâmide de evidências científicas. A equipe responsável pela execução do projeto é composta por oito estudantes de graduação, divididos em duas equipes, que se revezam nas atividades de criação das artes dos posts, elaboração de legendas, na interação e na indicação de livros, artigos, séries, filmes e podcasts. Semanalmente, são definidos temas específicos a serem trabalhados, e o fluxo de trabalho é cuidadosamente roteirizado na plataforma Notion. CONCLUSÃO: Conclui-se, portanto, que a PBE apresenta-se como um espaço científico e educativo que aproxima os estudantes das evidências científicas, além de permitir a adesão da comunidade leiga aos temas postados. Assim sendo, a interação digital do público ao projeto determina impacto positivo na difusão de trabalhos antes restritos às bases de dados.