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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DOS LABORATÓRIOS DE HABILIDADES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Joyci Samara Bentes de Sousa
Autores:
  • Jennifer Malu Nunes Batalha
  • Rômullo Pábullo Barroso da Silva
  • Rosane Rosário Peres
  • Thatyana Borges Machado
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Enfermagem é uma área de conhecimento no qual o profissional que irá exercê-la precisa estar capacitado sob vários aspectos como: sensibilidade para lidar com ser humano, competências de gerência de serviço, habilidades técnicas científicas e manuais para a execução do correto cuidado de enfermagem. Assim como o conhecimento teórico aprimora-se com o avançar da tecnologia, o laboratório de habilidades em enfermagem se constitui numa importante ferramenta tecnológica para o desenvolvimento destas capacidades. Dessa forma, o laboratório de habilidades pode ser definido como o local, utilizado como recurso para o ensino prático de técnicas que exigem habilidades e o treinamento necessário para complementação da aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência dos discentes na utilização da tecnologia dos laboratórios de habilidades durante as aulas práticas como ferramenta pedagógica e criativa em situações de simulações no período da graduação do curso de Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência de discentes de enfermagem, durante as aulas práticas nos laboratórios de habilidades e simulações da universidade, no período de graduação do curso de Enfermagem, na cidade de Manaus-Amazonas. Resultados/ Discussão: Os materiais encontrados no laboratório de habilidades são semelhantes aos encontrados em unidades hospitalares e é importante que os alunos tenham acesso a eles para poder desenvolver habilidades técnicas e práticas necessárias para a profissão. Devem ser utilizados de forma adequada e seguindo as normas de segurança e higiene, garantindo a segurança dos acadêmicos e dos profissionais. Necessita-se que os professores e profissionais que utilizam o laboratório de habilidades sejam bem treinados e atualizados nas práticas realizadas, sendo essencial para maximizar o benefício de ensino e aprendizagem. Considerações finais: A vivência no laboratório de habilidades mostrou-se positiva para os acadêmicos, um processo constante de evolução e melhoria, ao ritmo dos avanços tecnológicos e pedagógicos da enfermagem. Portanto, conclui-se que o uso de técnicas de simulação além de melhorarem as habilidades e competências técnicas dos discentes de Enfermagem, tem papel importante no que tange ao aspecto ético-legal e de segurança do paciente. Acredita-se que haverá diminuição de eventos adversos, portanto, o risco do paciente diante da inexperiência do estudante.