
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
ELABORAÇÃO DE ROTEIROS EDUCATIVOS PARA PODCAST LETRADO EM SAÚDE
Relatoria:
Ranielly de Sousa Tumaz Lacerda
Autores:
- Dayze Djanira Furtado de Galiza
- Celyjane Pereira da Silva
- Maria Bárbara Pereira de Andrade
- Ana Beatriz de Almeida Landim
- João Israel da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O processo de concepção de um roteiro educacional destinado a um podcast voltado para a educação em saúde demanda a estruturação de um conteúdo informativo, claro e cativante para sua audiência. Este podcast foi concebido com o propósito de disseminar informações de maneira educativa, empregando uma linguagem compreensível e observando padrões culturais e linguísticos. Os roteiros em questão visam abordar temas relevantes relacionados à saúde de gestantes classificadas como de alto risco, atendidas em um ambiente hospitalar educacional. OBJETIVO: Elaboração de roteiros para um podcast educativo acerca do atendimento ambulatorial do pré-natal de alto risco de um hospital escola, intitulado MATERNAR PODCAST. MÉTODOS: É um subprojeto construído a partir da criação de um canal de discussão fundamentado no letramento em saúde, direcionado a gestantes que buscam atendimento no ambulatório de pré-natal de alto risco em um hospital universitário. Para a elaboração do roteiro, foi conduzida uma entrevista com uma profissional de saúde que realiza atendimento no ambulatório, abordando os serviços oferecidos pelo hospital escola na atenção à saúde da mulher. Os textos foram adaptados ao nível de instrução do público-alvo, por meio do uso de ferramentas digitais que calculam o nível de legibilidade dos textos. O cálculo foi realizado em duas etapas: inicialmente pela ferramenta ALT (Análise de Legibilidade de Texto), seguida pela inserção dos resultados (sílabas, palavras e sentenças) na Calculadora de Leiturabilidade, que utiliza a fórmula do índice de Flesch para classificar o nível de dificuldade de compreensão do texto associado ao nível de escolaridade. RESULTADOS: Após a condução da entrevista, as falas foram transcritas no formato de roteiro para o episódio inicial do podcast. A primeira análise revelou um índice de leiturabilidade em nível acadêmico direcionado para um público com conhecimentos técnico-científico, inadequado para o público-alvo. Subsequentemente, foram realizadas adaptações adicionais de palavras e sentenças, resultando em uma linguagem mais acessível, compatível com o índice educacional da audiência. CONCLUSÃO: As análises e adaptações foram executadas com o intuito de tornar o roteiro prontamente compreensível para as usuárias. A substituição de termos complexos, a redução de letras/palavra, sílabas/palavra e palavras/sentença visaram adequar o texto a um nível de interpretação acessível à população em geral.