
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
INOVAÇÃO DIDÁTICA PARA A PREVENÇÃO DA PEDICULOSE: ABORDAGENS HOLÍSTICAS
Relatoria:
Silvio Rezende Pires
Autores:
- ROSILAINY SURUBI FERNANDES
- SHAIANA VILELLA HARTWIG
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A pediculose, é causada por ectoparasita da espécie Pediculus humanus capitis, que tem como hospedeiro definitivo o ser humano. A doença prevalece globalmente, especialmente entre crianças em idade escolar, afetando seu desempenho acadêmico devido à diminuição da autoestima. É uma zoonose de transmissão rápida em ambientes educacionais, representando um desafio de saúde pública. Este estudo focou na Escola Estadual Desembargador Gabriel Pinto de Arruda, através de atividades educativas com objetivo de informar e sensibilizar os alunos sobre aspectos relacionados à transmissão, ciclo de vida do parasita, tratamento e prevenção da doença
DESENVOLVIMENTO: O presente trabalho foi na Escola Estadual Desembargador Gabriel Pinto de Arruda, no município de Cáceres-MT. O público alvo foram alunos do 5° ano do ensino fundamental l. Foi consultada a direção da escola para obtenção da permissão da participação dos alunos na pesquisa. Durante um período selecionado pela escola, o grupo juntamente com a professora orientadora, deram início as atividades com os alunos. A sequência didática aplicada foram: a) apresentação dos objetivos do trabalho; b) apresentação do grupo; c) dinâmica, aplicação na pratica com bonecos didáticos, na qual as crianças aplicaram seus conhecimentos; d) aplicação do questionário; f) entrega dos folders educativos que contia informações de prevenção e tratamento da pediculose.
RESULTADOS E DISCUSSÕES: O questionário sobre a morfologia e comportamento do Piolho Humano foi respondido por 35 alunos. Destes, 30 já tiveram piolho, 25 identificaram sintomas corretamente, enquanto 28 conheciam métodos preventivos. Todos reconheceram o sangue como principal alimento dos piolhos e o pente fino como ferramenta eficaz. Apenas 25 entenderam a pediculose como doença. Embora 70% compreenderam as causas da infestação, a amostra limita a generalização dos resultados, apesar do impacto dos materiais educativos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto de educação sobre pediculose nas escolas demonstra-se promissor na luta contra essa parasitose, ressaltando a necessidade contínua de atualização das abordagens educativas. O encontro proporcionou uma ação sinérgica entre as ciências biológicas e as ciências da saúde, destacando o impacto positivo da educação e sensibilização para mitigar os efeitos da pediculose na sociedade.