
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
O TRABALHO EM REDE PARA ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV E SÍFILIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Aline Biondo Alcantara
Autores:
- Luciane Aparecida Rodrigues
- Janayna Aparecida Martines
- Jose Aparecido Alves de Oliveira
- Gisele Gutierres Carvalho Ciciliato
- Camila de Moraes Delchiaro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Um município do interior paulista aderiu a proposta adotada pelo Brasil do Plano Internacional de Certificação e Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis aos Estados e Municípios com 100 mil habitantes ou mais, através das Metas de Impacto e de Processo, que refletem a qualidade da assistência pré-natal, parto, puerpério e seguimento da criança.
O objetivo deste trabalho foi descrever o Relato de Experiência no município acerca deste Processo de Certificação do Selo e de Boas Práticas da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis no ano de 2023.
Através de encontros com a Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, SAE/CTA, Maternidades (públicas e privada), Comitê Municipal de Investigação de Mortalidade Materno Infantil e Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica GVE, foi realizada a leitura e a discussão do material, identificação dos Indicadores e Metas Propostas; verificou-se a necessidade de reorganizar o Processo de Trabalho em Rede, instaurar o Comitê de Investigação para Prevenção da Transmissão Vertical, o qual contribuiu na implementação das ações das Boas Práticas e elaboração do Plano de Ação. Foi realizado, primeiramente, Capacitações dos Executores em Teste Rápido, e posteriormente elaborado Protocolo e Fluxograma de Assistência à Gestante, Criança e Adultos com Sífilis para propiciar diagnóstico precoce e tratamento oportuno. Para apresentação, orientação e discussão destes protocolos e fluxograma, foram realizados encontros com a Rede de Atenção à Saúde do município; as informações do Banco de Dados das Notificação foram requalificadas e implantado um instrumento para monitoramento.
O município foi certificado para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e alcançou o Selo Prata de Boas Práticas para Transmissão Vertical da Sífilis em consonância com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) em 2023. Dispor de um Sistema de Vigilância efetivo; realizar o monitoramento dos casos por meio da avaliação contínua do Comitê de Investigação e intervir em medidas preventivas adequadas, foi fundamental, para reduzir agravos no pré-natal, parto e puerpério. Consideramos que essas ações devam ser permanentes num processo contínuo para aplicação, replicação, avaliação e monitoramento junto aos setores e serviços envolvidos na eliminação da TV HIV e Sífilis, inclusive nas práticas dos serviços privados relacionados.