
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA PERSPECTIVA DO MONITOR ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Cauana Conceição Silveira
Autores:
- Amanda Michele Pimentel Morais
- Lívia Thainá Souza da Silva
- Andressa da Silva Machado
- Jefferson Diego da Silva
- Elissandra Pinheiro da Costa
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria é uma ferramenta essencial para auxiliar os alunos no processo de aprendizagem e sanar dúvidas corriqueiras em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Ademais, propicia um ambiente de aprendizado mais flexível aos acadêmicos, cooperando e somando no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada de discentes monitores na disciplina de Didática Aplicada à Enfermagem, segundo a perspectiva do acadêmico monitor, no curso de Enfermagem na Universidade Federal do Acre - Campus Floresta. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com relato de experiência de monitores acadêmicos da disciplina ¨Didática Aplicada à Enfermagem¨ na Universidade Federal do Acre - Campus Floresta, ocorrendo no período do no 2º semestre de 2023, durante os meses de novembro de 2023 a janeiro de 2024. Resultados: A escolha dos monitores aconteceu por seleção onde ocorreu análise do coeficiente de rendimento somado a média final na disciplina de interesse de monitoria. Após esse processo, foi organizada uma reunião de alinhamento com a professora ministrante da disciplina, onde foi montado um cronograma de conteúdos e revezamento entre os monitores. Os encontros foram marcados semanalmente com os alunos dividindo-se entre momentos presenciais ou online através do google meet, a fim de atender a demanda e rotina dos acadêmicos, no entanto eram encontradas algumas dificuldades como conciliar horário que atendesse todos os acadêmicos, implicando assim na presença de alguns acadêmicos. Durante as monitorias foi necessário revisão dos conteúdos anteriormente estudados para melhor orientar os acadêmicos nas atividades propostas, ou seja, a monitoria além da troca de conhecimento monitor-aluno permite reciclagem e aperfeiçoamento dos monitores. Considerações finais: A monitoria é uma experiência única na vida do acadêmico, enriquece o currículo e aprimora o conhecimento com a troca através do orientador docente, além de despertar vocações no acadêmico monitor.