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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
VIVÊNCIA ACADÊMICA NA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA E PROJETO DE EXTENSÃO ANATOMIA NA ESCOLA
Relatoria:
Ana Lice Andrade Rodrigues
Autores:
  • Andressa da Silva Machado
  • Evandro Piccinelli da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A anatomia humana constitui uma importante e antiga ciência médica, focada no estudo de estruturas e funções do corpo humano, estando inserida no curso de enfermagem como unidade curricular obrigatória. Com o grande volume de conteúdos da disciplina e a sua natureza teórico-prática, faz-se necessário a atuação de monitores para auxiliar no aprendizado dos discentes, sendo a monitoria um meio de ampliar o acesso a disciplina, dando mais tempo para trabalhar os conteúdos abordados pelos professores. Objetivo: Descrever as contribuições da monitoria de anatomia humana tanto para o acadêmico-monitor quanto para o acadêmico da disciplina. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que descreve a vivência de monitoras da disciplina de Anatomia Humana da Universidade Federal do Acre aliado ao projeto de extensão “Anatomia na Escola”, ocorrido no período de junho a setembro de 2023, totalizando 195 horas de atividades teóricas e práticas. Resultados: Inicialmente as monitoras elaboraram um cronograma para organizar as atividades que seriam desenvolvidas com os discentes. As atividades com os monitores fizeram com que os discentes sentissem mais liberdade para perguntar e interagir com o conteúdo estudado, fortalecendo o vínculo discente-monitor e permitindo também que sugestões fossem repassadas com mais facilidades aos docentes, tornando o aprendizado mais eficaz. Ao final da disciplina foi incorporado o projeto de extensão “Anatomia na escola”, onde os acadêmicos passaram a ter um papel ainda mais ativo no processo de ensino-aprendizado, repassando o conhecimento adquirido no decorrer da disciplina para estudantes do ensino médio, objetivando gerar interesse na graduação em enfermagem. Considerações finais: Desse modo, conclui-se que as atividades de monitoria são de suma importância no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que permite ao monitor a revisão dos conteúdos para efetivar a transmissão e troca de conhecimentos, a fim de atingir um melhor auxílio aos acadêmicos, potencializando dentro das monitorias os estudos e consequentemente, ampliando o aproveitamento das aulas ministradas em classe, aumentando desta forma, os índices de aprovação na disciplina. Para o acadêmico-monitor, a monitoria constitui uma experiência de docência e aprofundamento do conhecimento na disciplina e em metodologias ativas de ensino-aprendizagem.