
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Yara Luiza Pessoa dos Santos
Autores:
- Maura Vanessa Silva Sobreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação especial e inclusiva progrediu gradativamente em conjunturas específicas de seu tempo e espaço compreendidos entre exclusão, segregação, integração e inclusão. A enfermagem enquanto ciência e profissão, assume um papel importante na promoção a saúde da pessoa com deficiência. Objetivo: Relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem e filosofia sobre o tema da inclusão da pessoa com deficiência através da educação. Método: Trata-se de um relato de experiência de atividades realizada por discentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte na disciplina de Educação Especial. Foi realizada visita na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), para compreender a importância da instituição para a pessoa com deficiência (PCD) e o seu papel na rede de cuidados. Resultados: Por intermédio da disciplina de educação especial, foi possível compreender as deficiências e potencialidades de PCD. No que diz respeito a educação inclusiva, foram discutidos temas como: Atendimento Educacional Especializado – AEE, Tecnologias assistivas e o modelo clínico de terapêutico. Na prática foi possível articular esses conhecimentos, através da visita na APAE. Considerações finais: Em suma, a disciplina proporcionou aos discentes diversas vivências e reflexões vislumbrando a formação de profissionais que possam ter práticas mais acolhedoras e inclusivas a PCD.