
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
ENSINO DA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NA GRADUAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Relatoria:
Quézia Galvão da Costa
Autores:
- Maria Eduarda de Carvalho Macêdo
- Camila Lopes Soares
- Ana Maria Ribeiro dos Santos
- Elayne Christina de Brito Costa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Desde que a espécie humana deixou sua atividade nômade e se estabeleceu em locais propícios a sua existência, as tarefas em grupo foram definidas, principalmente pelo sexo. Nesse sentido, compreende-se a origem do papel da enfermagem mais atribuída as mulheres, uma vez que nessa divisão do trabalho, o cuidado feminino foi destinado as crianças, idosos e enfermos, enquanto aos homens coube prover as necessidades alimentícias do grupo (Oguisso, 2011). Nesse contexto, entende-se como a análise histórica é imprescindível na formação profissional. Objetivo: analisar na literatura científica, a contribuição do ensino da disciplina História da Enfermagem para a construção da identidade profissional do enfermeiro. Método: Revisão integrativa, realizada nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, com recorte temporal entre os anos de 2006 e 2024, nos idiomas português, inglês e espanhol, a qual objetivou responder à pergunta de pesquisa: qual a contribuição do ensino da história da enfermagem na construção da identidade profissional do enfermeiro? Para a seleção dos artigos, foram utilizados os descritores: “história da enfermagem” e “ensino em enfermagem”. Após a seleção dos estudos, cinco artigos científicos foram incluídos neste trabalho. Discussão: o ingresso no curso de enfermagem é o começo de uma bela e extenuante carreira, marcada pelas dúvidas e desconhecimento da profissão. Para isso, normalmente, no primeiro período do curso é ofertado a disciplina história da enfermagem, a qual tem como objetivo apresentar a profissão desde seu primórdio até a atualidade. Contudo, a disciplina é muitas vezes vista apenas como conhecimento, e não como formadora da identidade profissional. Nesse sentido, para a consolidação de um perfil segundo as diretrizes curriculares, a inserção da visão histórica é fundamental, uma vez que as lutas do passado como as de Florence Nightingale conduzem ao resultado da enfermagem moderna, com seus conselhos e diretrizes que buscam atender de maneira proativa aos profissionais e a sociedade. Considerações finais: o ensino da disciplina história da enfermagem na graduação, apresenta-se com grande contribuição na identidade profissional do enfermeiro, formando-o com comportamento crítico, humanista e reflexivo, qualificando-o assim para o exercício da profissão.