
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAS DIRECIONADAS À PROSTATECTOMIA RADICAL ROBÓTICA: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
Marcia Duarte Moreira
Autores:
- Daniel Aragão Machado
- Ana Paula de Oliveira Motta
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O câncer de próstata gera impacto significativo na morbimortalidade masculina. A abordagem cirúrgica pode gerar complicações e sentimentos como ansiedade, depressão e redução da autoestima, interferindo na sua percepção de qualidade de vida e satisfação. As novas tecnologias cirúrgicas como a cirurgia robótica reduziram o tempo de internação e o espaço para as ações educativas sendo importantes as ações de suporte para o seu enfrentamento. OBJETIVO: Evidenciar as tecnologias educacionais produzidas para os pacientes em pós-operatório de prostatectomia radical pela técnica robótica assistida visando a continuidade do cuidado/autocuidado no domicílio. MÉTODO: Revisão integrativa de publicações disponíveis nas bases de dados PUBMED, SCOPUS, CINAHL e LILACS correlacionando os descritores “Prostatectomy’, ‘Robotic Surgical Procedures”, “Postoperative Period”, “Postoperative Care”, “Educational Technology”, “Health Education”, “Education”, “Teaching” e termos sinônimos. O protocolo de revisão foi registrado na Open Science Framework. Os resultados sofreram categorização, análise e síntese do conhecimento. RESULTADO: Foram incluídos 7 artigos para a revisão. Os países de origem foram Estados Unidos, Canadá e França. Em relação ao delineamento metodológico os estudos foram dois do tipo coorte retrospectivo, um coorte prospectivo, um estudo clínico randomizado, um quase experimental, um estudo de caso e um relato de experiência. As tecnologias educacionais encontradas foram o folheto impresso e o plano de alta adaptado, os vídeos, as aulas presenciais e o acompanhamento telefônico. Percebe-se uma ausência na produção nacional de tecnologias que contemplem a educação para a temática da cirurgia robótica. CONCLUSÃO: Foram comprovados resultados satisfatórios com o uso das estratégias, destacando a importância de ações educativas para o enfrentamento e redução das complicações bem como o papel gerenciador do enfermeiro na prática educativa e transição do cuidado e autocuidado. Há a necessidade de estudos que contemplem a realidade nacional.