LogoCofen
Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE MANEJO DA ANSIEDADE EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ruth Gorete dos Santos Carvalho
Autores:
  • Adriana Sousa Carvalho de Aguiar
  • Nathalie Carvalho dos Santos
  • Taynara Letícia Braga Silva
  • Yvida Grazielle Marques Alves dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os transtornos de ansiedade constituem grupos comuns de doenças psiquiátricas: transtorno de pânico, agorafobia, fobia específica, social e transtorno de ansiedade generalizada. Podem manifestar-se com diarreia, vertigem, hiperidrose, reflexos aumentados, palpitações, midríase e a percepção de estar nervoso ou assustado. Eles afetam pensamento, percepção, aprendizado e tendem a produzir confusão e distorções da percepção do tempo, espaço, das pessoas e dos acontecimentos. Nesse sentido, conforme a resolução COFEN nº 678/2021, compete ao enfermeiro, cuidados de enfermagem de maior complexidade e de conhecimentos científicos adequados, por exemplo: participar das ações de psicoeducação de usuários, familiares e comunidade e também dos processos de educação permanente na área da saúde mental e psiquiatria. Objetivo: Relatar a experiência da realização de uma atividade educativa sobre o manejo da ansiedade em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), em Teresina, Piauí, durante a sala de espera. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de uma ação educativa sobre manejo da ansiedade, realizada durante estágio curricular da disciplina de Saúde Mental, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no mês de novembro de 2023. O planejamento e execução da atividade foram realizados por graduandas do 7º período, sob supervisão da docente do campo de prática. A ação durou cerca de 25 minutos e contou com a participação de dez pacientes e/ou acompanhantes. Resultados: A intervenção buscou proporcionar o conhecimento referente às manifestações da ansiedade, fatores aliviadore, e tratamento, por meio de uma exposição dialogada, com participação ativa dos presentes, que foram oportunizados em compartilhar suas experiências e sanar dúvidas, enriquecendo a discussão. Por fim, houve a demonstração do exércicio de relaxamento: técnica de respiração profunda, que após demonstrado pelas discentes, foi reproduzida pelos participantes, a fim de promover conforto e bem-estar. Conclusão: A educação em saúde possibilitou pacientes e acompanhantes assimilarem as informações de forma interativa, sensibilizando-os acerca dos cuidados a serem adquiridos no manejo da ansiedade. Para as estudantes, a ação consolidou o conhecimento teórico-prático, além de desenvolver habilidades comunicativas e organizacionais referente aintervenções em saúde, especialmente na atenção psicossocial, que sofre estigmas por profissionais da saúde.