Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Utilização de software para monitorização de sinais vitais em cenários de simulação: relato de experiência
Relatoria:
Marilucia Moreira Silva Marcondes
Autores:
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A simulação realística é um método, que permite amplificar a experiência de aprendizagem dos participantes que são imersos em situações da vida real, por intermédio de cenários, desenvolvidos em ambientes cuja a fidelidade favoreça a tomada de decisões, de forma segura e controlada. O software monitor de sinais vitais, trata-se de um recurso interativo, que proporciona um grau de imersão e atenção por parte do usuário, que permitem a vivência e compreensão de uma determinada tarefa ou situação. Tem por objetivo relatar a experiência sobre o uso do software monitor de sinais vitais, em cenários de simulação realística. Trata-se de estudo descritivo, na modalidade relato de experiência, realizado no período de fevereiro a abril de 2023, no qual docentes e estudantes de uma instituição de ensino privada, utilizaram o software monitor de sinais vitais, instalados nos computadores da instituição e incluído no cenário de simulação. Os participantes relatam que antes do contato com o monitor de sinais vitais, o consideravam de difícil manejo e que após o manuseio, sentiam-se seguros diante da tecnologia, além de favorecer o dinamismo na coleta de dados para o registro de enfermagem.Resultados e discussão: E, durante os cenários de simulação, passaram a compreender os dados e a correlacionar aos achados clínicos apresentados pelo simulador nas situações de atendimento ao paciente em estado crítico. Considerações finais: A utilização do software de monitorização dos sinais vitais, apresenta-se como um importante recurso para fidelidade do cenário, que favorece e contribui no desenvolvimento dos estudantes, no reconhecimento das condições clínicas e críticas dos pacientes, reduzindo inseguranças e desenvolvendo habilidades.