LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
APRENDIZADO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ACERCA DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
Relatoria:
Pedro Henrique de Oliveira Marques vidal
Autores:
  • Poliana Roma Greve Nodari
  • Jhuly Maria Ferreira
  • kethelyn Teixeira da Silva
  • Larissa Alves do Prado
  • Whagda Keren Alves Rodrigues
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Aulas práticas e estágios são oportunizadas aos estudantes de enfermagem para associarem a teoria e prática, correlacionar por uma visão crítica-reflexiva com oportunidades de desenvolver competências para a sua atuação profissional. O objetivo foi analisar a percepção de estudantes do curso de graduação em enfermagem à luz do desenvolvimento das competências gerenciais na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Estudo qualitativo, exploratório, em três cursos de enfermagem de uma Universidade pública do estado de Mato Grosso (CAEE 28214720.9.0000.5166). Os participantes do estudo foram estudantes que concluíram o Estágio Curricular Supervisionado I (ECS I). A coleta de dados foi realizada por meio de seis grupos focais, nos dois semestres de 2022, e o material foi analisado pela análise temática e organizado em duas categorias, sendo: Competências gerenciais durante o ECS I e Aprendizados percebidos. Resultados: Participaram do estudo 42 estudantes. Observa-se que as competências gerenciais mais citadas pelos estudantes foram a liderança, comunicação e administração e gerenciamento. Observa-se que as atividades realizadas que oferecem o desenvolvimento de competências estão ligadas às rotinas gerenciais do enfermeiro, que é possível maior aproximação por conta da modalidade de supervisão por preceptoria nas unidades. Na visão dos estudantes, a liderança é a competência prioritária, porém sinalizam que é difícil treiná-la nos cenários de prática. Destacaram como fragilidades a pouca discussão sobre o tema com os preceptores. Conclusão e Implicações: O estudo possibilita observar lacunas no desenvolvimento de competências gerenciais durante a graduação de enfermagem, contribuindo para estabelecer estratégias para melhoria no processo ensino-aprendizagem.