LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO EM SAUDE EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAUDE
Relatoria:
Hugo Santiago
Autores:
  • Luciana de Oliveira dos santos
  • Emanoely Matos Mafra
  • Guilherme Costa de Sousa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A integração de tecnologias educacionais na área da saúde revolucionou a forma como a educação em saúde é realizada. Por meio de plataformas online, aplicativos móveis, simulações virtuais, gamificação, os profissionais de saúde podem oferecer treinamentos mais específicos e interativos para aplicar melhor as práticas de saúde. Essas abordagens inovadoras têm o potencial de melhorar a qualidade do atendimento e promover melhores resultados para os pacientes. Objetivo: descrever o beneficio do uso de tecnologias educativas nas aplicações de educação em saúde na atenção primaria em saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa do tipo Revisão Integrativa da Literatura (RIL). A fonte de informação foi retirada das bases de dados eletrônicas: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com a utilização dos Descritores em Saúde (DECS): Educação em saúde; Tecnologia Educacional; Enfermagem. Foi utilizado o operador boleano “AND” entre cada descritor. Os critérios de inclusão foram os artigos que estavam de acordo com o tema de estudo, disponíveis de forma gratuita e artigos primários na língua portuguesa. Resultado e discussão: No contexto da atenção primaria em saúde conveniente a sua divisão de espaços, a educação em saúde se faz muito presente. Devido ao seu lócus, há uma pluralidade de conhecimentos, e ao aplicar tecnologias educacionais há uma interação muito mais genuína para a aplicação de saberes e conexões de empatia na questão do ensino-aprendizagem por parte do público. Além do mais, a educação em saúde costuma ser aplicada em salas de espera, onde consegue-se obter uma maior conexão, de maneira a ocorrer transformações do público atingido, aumentando seu pensamento reflexivo e critico dos assuntos abordados. Considerações finais: A necessidade do uso de tecnologias educacionais, métodos ativos na aplicação da educação se torna imprescindível, para que ocorra uma troca de experiências, expressões, espontaneidade e senso comum, e sejam desmistificadas as duvidas ali expostas.