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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
USO DE METODOLOGIAS LÚDICAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS : RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Hitalo Santos da Silva
Autores:
  • Karina Abreu Ferreira
  • Lívia Cintia Maia Ferreira
  • Susana Beatriz de Souza Pena
  • Nayara Almeida Nunes
  • Monalisa Rodrigues da Cruz
  • Raimundo Augusto Martins Torres
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A higienização das mãos é uma maneira eficaz e barata de combater as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), e deve ser fixado na rotina de trabalho dos profissionais da saúde. Tendo a educação em saúde como uma estratégia aliada para a redução das IRAS, e podendo ser feita através de metodologias lúdicas o que proporciona um aprendizado de forma espontânea, por meio da interação entre os participantes. OBJETIVO: Relatar a experiência do uso de metodologias lúdicas pelo enfermeiro do controle de infecção para promoção e conscientização acerca da importância da higienização das mãos. METODOLOGIA: Esta pesquisa consiste em um relato de experiência de cunho narrativo acerca do êxito no uso de estratégias e ferramentas lúdicas para educação em saúde sobre a higienização das mãos com profissionais da equipe multidisciplinar das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital terciário rede privada, localizado no município de Fortaleza, Ceará, onde este estudo foi realizado durante o mês de maio de 2022. RESULTADO: Em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos (HM), dia 05 de maio, foi promovido pelo setor de controle de infecção hospitalar (SCIH) uma ação educativa com os profissionais das UTIs, foram utilizados como ferramentas para a ação: Quiz por meio de um passa ou repassa confeccionado pelo setor de manutenção hospitalar, com perguntas sobre HM, caixa preta com luz negra que possibilita, visualizar de forma bem prática se a “lavagem das mãos” foi eficaz, cartazes, encenação com bonecos representando o álcool em gel, sabão e as bactérias e a criação de um mascote para o hospital denominado como super prudente, também foi promovido uma campanha de paródias sobre HM, onde a melhor foi premiada com um voucher compras. Após a campanha de HM, foi realizada uma auditoria do processo de higiene das mãos pelos profissionais das UTIs, os resultados da auditoria mostraram que a ação teve um impacto, pois, os índices de adesão da HM obtiveram uma elevação. CONCLUSÃO: Conclui-se, portanto, que o uso de estratégias lúdicas para educação dentro dos serviços de saúde geram resultados e grande impactos nos serviços de saúde e assistência ao paciente.