Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JOELMA DE REZENDE FERNANDES
Autores:
- BENISIA MARIA BARBOSA CORDEIRO ADELL
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A adoção da (EIP) na formação em saúde envolve diversos aspectos que devem ser considerados para garantir o sucesso e a eficácia desse modelo educacional. A EIP visa promover a colaboração entre profissionais de diferentes áreas de saúde, como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, entre outros, para melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes. “Aprender juntos para trabalhar juntos" resume de forma concisa o princípio fundamental da (EIP). Trata-se de um relato de experiência do trabalho desenvolvido com um grupo de estudo e pesquisa em educação interprofissional (GEP EIP) coordenador por duas docentes de enfermagem em um Centro Universitário. São membros deste GEP estudantes de Enfermagem, Medicina e Psicologia que são selecionados por edital de monitoria. As atividades do GEP EIP ocorrem semanalmente para promover a compreensão, discussão e aplicação das bases teóricas, conceituais e metodológicas da EIP entre os membros do grupo. Algumas atividades que são realizadas: leitura e discussão de artigos, estudos de casos Interprofissionais complexos que exijam a colaboração de diferentes profissões de saúde para encontrar soluções com discussão de como cada profissão pode contribuir a abordagem e resolução do caso. Utilização de metodologias ativas como sessões de role-playing com simulações de situações clínicas em que os membros do grupo assumam os papéis de diferentes profissões de saúde. Grupos de discussão onde o grupo é dividido em subgrupo para discutir tópicos específicos relacionados à EIP. Em seguida, reúnem-se com o um grupo maior para compartilhar as ideias e conclusões de cada subgrupo. Debates e fóruns com temas éticos da colaboração interprofissional e da definição de papéis em equipes de saúde. Desenvolvimento de recursos e materiais educativos, como infográficos, folhetos ou apresentações em slides, que explicam os conceitos-chave da EIP de maneira clara e acessível. Workshops e oficinas com temas de comunicação interprofissional para melhorar as práticas na implementação da EIP. Trabalhos de pesquisa colaborativa com produção de artigos e apresentações. Por fim a participação e apresentação de trabalhos em eventos, congresso nacionais e internacionais. O objetivo principal do GEP é promover a compreensão da EIP, desenvolver habilidades de colaboração interprofissional e explorar maneiras de aplicar esses princípios na prática clínica e educacional.