Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
HUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Brenda Talia do Nascimento Pessoa
Autores:
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: No âmbito da educação em enfermagem, encontra-se a necessidade de cultivar uma abordagem holística e humanizada. Ao considerar a formação de profissionais da enfermagem em nível técnico, a mera transferência de conhecimentos teórico técnicos é transfigurada, abrangendo e encorpando uma perspectiva empática, sendo essa o componente essencial na constituição de um profissional completo. OBJETIVO: Realçar a relevância duradoura da inserção da perspectiva holística na formação de profissionais da enfermagem de nível técnico, e os desafios na integração do cuidado. Método: Estudo descritivo de natureza relato de experiencia concebido através da vivência de uma Enfermeira educadora de profissionais de nível técnico. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Durante o ensino, embora haja o estimulo e a introdução da perspectiva da abordagem humanizada, existe inúmeros desafios que moldam a eficácia desse processo. A transição do conhecimento teórico para a prática empática não é uma tarefa trivial. A densa carga curricular, e a realidade dinâmica, tem sido um dos principais obstáculos para a promoção das reflexões sobre as dimensões emocionais do cuidado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante disso, a busca por uma educação em enfermagem profundamente humanizada enfrenta desafios inerentes que refletem a complexa interseção entre os aspectos técnicos e emocionais do cuidado. Contudo, a jornada de nutrir a empatia na educação é continua, pois não só aprimora o cuidado oferecido ao paciente, mas fortalece a formação profissional.