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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENFERMEIRO: PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Lindemberg Arruda Barbosa
Autores:
  • Renata Magalhães Barros da Nóbrega
  • Fihama Pires Nascimento
  • Sabrina Leite de Souza
  • Arthur Michel Santos de Souza
  • Maria Luiza Pereira Marques
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: a incorporação das competências nos currículos dos cursos de graduação de enfermagem tem origem nas diretrizes curriculares nacionais, estabelecida pela Resolução de nº 3/2001 do Ministério da Educação e Cultura. Essas diretrizes desempenham um papel crucial na preparação de enfermeiros capazes de enfrentar as complexidades dos serviços de saúde. Objetivo: identificar a compreensão de discentes de enfermagem sobre as competências e habilidades gerais do enfermeiro estabelecidas na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Graduação em Enfermagem. Método: descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Desenvolvido com graduandos de enfermagem, maiores de 18 anos. Os dados foram fundamentados na análise do conteúdo proposta por Bardin; utilizou a análise léxica das palavras mediante a elaboração da nuvem de palavras através do software IRAMUTEC. Resultados: a análise resultou em 3 categorias: conceitos sobre competências e habilidades; competências do enfermeiro sob a ótica dos discentes; utilização das competências e habilidades do enfermeiro na formação acadêmica. Os alunos mostraram conhecimento referente ao conceito, entretanto, não souberam explicitar a legislação norteadora, apresentando concordância parcial com o descrito na literatura. Considerações finais: os estudantes entendem o significado das competências e habilidades, sendo capazes de identificar liderança, comunicação, gerenciamento e tomada de decisão como competências gerais do enfermeiro. No entanto, enfrentam dificuldades ao mencionar o documento legal que trata dessas competências, associando sua regulamentação às normas que regem a prática profissional. Nesse sentido, é crucial a expansão e a promoção das diretrizes regulatórias do exercício profissional nas instituições educacionais, com o intuito de formar profissionais habilitados a enfrentar os desafios inerentes aos serviços de saúde.