Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
DIFICULDADES NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS QUANTO AO APRENDIZADO SOBRE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
Relatoria:
David Ederson Moreira do Nascimento
Autores:
- Kylyane Felix Batista
- Francisco Vanglecio de Oliveira Silva
- Antonio Wellington Vieira Mendes
- Natalia Verner Leite
- Raimundo Tavares de Luna Neto
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: os graduandos em enfermagem ainda enfrentam dificuldades ao discutir o tema sexualidade em sala de aula, se fazendo pertinente que estes desenvolvam competências em ensino-saúde e sintam-se capazes de aplicar o conhecimento em seu cotidiano prático. Objetivo: averiguar a percepção de acadêmicos de graduação em enfermagem acerca do aprendizado sobre sexualidade na adolescência. Metodologia: abordagem exploratória e descritiva, do tipo qualitativa, caracterizada como um estudo de campo. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições de ensino superior que ofertam o curso de graduação em enfermagem na região centro-sul do Ceará. Os dados foram coletados entre os meses de novembro e dezembro de 2021, através de uma entrevista semiestruturada que contou com a participação de 15 graduandos em enfermagem, onde, posteriormente, foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Minayo e organizados na forma de categorias temáticas. A pesquisa seguiu as normas bioéticas da Resolução 466/12 e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEAO) de Juazeiro do Norte – Ceará, sob o parecer de nº. 5.072.547. Resultados: foram originadas três categorias temáticas que trouxeram como resultados a compreensão da importância do ensino sobre sexualidade na adolescência durante a graduação em enfermagem, bem como, as dificuldades no processo ensino-aprendizagem, suas consequências para a formação do profissional enfermeiro e, consequentemente, para o público adolescente que necessita de cuidados neste contexto da saúde pública. Considerações finais: evidenciou-se a importância das discussões sobre sexualidade ainda na graduação de enfermagem, especialmente no contexto da adolescência, haja vista que se trata de um público vulnerável e que por vezes tem a sua saúde sexual negligenciada por fatores estereotipados e preconceituosos.