Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ABORDAGEM LÚDICA COMO FORMA DE ADESÃO A HIGIENE DAS MÃOS -RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANA ALVES RAMOS
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO
Esse relato de experiência foi realizado pela equipe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar de uma instituição pública, fazendo uso de estratégias lúdicas para aumentar adesão a higiene das mãos pelos profissionais de saúde.
OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
Aumentar adesão a higiene das mãos pelos profissionais de saúde para evitar as infecções relacionadas a assistência à saúde(IRAS).
Objetivos específicos:
? Evitar disseminação de microorganismos;
? Prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde;
? Conscientizar os profissionais de saúde da importância da higiene das mãos durante a assistência à saúde.
METODOLOGIA
Uso de instrumentos lúdicos em oficinas com os profissionais de saúde da instituição participante em que foi usado várias ferramentas didáticas como: tapete com perguntas passa ou repassa, dados com perguntas, fichas com perguntas sobre tema higiene das mãos, corrida de revezamento, cruzadinha, jogo da velha, jogo dos sete erros entre outros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após essa oficina observou que os indicadores de IRAS reduziram bastante, foi realizado estratégia multimodal (instrumento usado para avaliar a adesão dos profissionais a higiene das mãos durante os cinco momentos da assistência) nos setores e observou-se que houve o aumento da adesão das equipes a esse procedimento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
É de fundamental importância criar estratégias para conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância da adesão a higiene das mãos.